Estudante Portuguesa estagia com sucesso na Embaixada da Dinamarca em Pretória

0
110
Estudante Portuguesa estagia com sucesso na Embaixada da Dinamarca em Pretória

Teresa dos Santos de 17 anos de idade, aluna luso-sul-africana do 11º ano da Park-town High School for Girls, completou a semana passada um estágio na Embaixada da Dinamarca em Pretória, a propósito do projecto de “job shadowing” que decorre nas escolas sul-africanas.

 A estagiária Santos acompanhou e levou a cabo trabalho de assessoria da embaixadora dinamarquesa, completou depois os devidos relatórios das actividades e eventos feitos. Foi também responsável pela criação de um projecto cultural dinamarquês para a África do Sul a fim de estreitar laços diplomáticos, politicos e sociais entre os dois países. Uma das tarefas do estágio foi também entrevistar pessoas do departamento consular.

 A aluna foi responsável pela actualização do sitio da Internet da embaixada bem como a página da rede social Facebook, de todos os eventos e projectos que levou a cabo. A lusa Teresa dos Santos já tinha completado com sucesso um estágio no Alto Comissariado do Canadá e propôs-se para o programa de estágio junto da embaixada dinamarquesa a qual foi prontamente aceite.

  Segundo nos relatou através de uma entrevista telefónica a adida comercial para Angola da embaixada, Inês Cerqueira Mendes, Teresa dos Santos completou com sucesso o seu estágio.

 “Criou um excelente ambien-te de trabalho e toda a em-baixada estava satisfeita com o trabalho e comportamento da Teresa. É uma menina muito bem educada e formada e é muito provável que será convidada para futuros eventos e projectos connosco”, concluiu Mendes.    

 O “job shadowing” trata-se de uma componente do curriculum académico nacional obrigatória, acompanhada de voluntariado e é um estágio de acompanhamento de uma profissão cujo aluno ou aluna, desejem estudar e/ou seguir profissionalmente. Servem estes programas para que os alunos possam conhecer mais a fundo as profissões, a realidade laboral e desmistificar alguns mitos e preconceitos que possam ter. Oferece as-sim o “job shadowing” um pri-meiro contacto com a realidade civil e profissional fora do mundo académico.

 Teresa dos Santos estuda Português e é aluna do professor Joel.

 De notar que na Embaixada da Dinamarca trabalham duas portuguesas, Maria Inês Men-des e Ivone Caixeiro.