Estrelas Michelin abrem portas para mais turistas conhecerem a gastronomia portuguesa

0
45
Estrelas Michelin abrem portas para mais turistas conhecerem a gastronomia portuguesa

A secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, considerou que a atribuição de sete novas distinções do Guia Michelin "é um selo que abre portas" para Portugal receber mais turistas à procura da gastronomia portuguesa.

 "É um selo que abre portas para que as pessoas queiram descobrir as novas estrelas que surgiram", afirmou à Lusa a governante, que marcou presença na cerimónia de apresentação do Guia Michelin Espanha e Portugal 2017, que decorreu em Girona, na Catalunha.

 Esta foi a primeira vez que um governante português esteve presente na apresentação do Guia Michelin Espanha e Portugal, que decorre anualmente, sempre em cidades espanholas.

 A edição do próximo ano atribui, pela primeira vez, duas estrelas a dois restaurantes (The Yeatman e Il Gallo d’Oro) e distingue sete novos estabelecimentos com uma estrela (Casa de Chá da Boa Nova, Alma, Loco, William, L’And Vineyards, Antiqvvm e Lab by Sergi Arola. No total, Portugal passa a contar com cinco espaços com duas estrelas e 16 com uma estrela.

 "Foi um momento espectacular em termos de distinção da gastronomia portuguesa a nível internacional. O facto de se conseguir ver ali a quantidade de novas estrelas, atribuídas a chefes portugueses, a restaurantes portugueses, principalmente quando comparando com Espanha, um vizinho tão forte na gastronomia, e nós conseguirmos afirmar-nos, foi muito emocionante", disse Ana Mendes Go-dinho.

 

* INTERNACIONALIZAR CADA VEZ MAIS GASTRONOMIA E PRODUTOS PORTUGUESES

 

 Para a secretária de Estado do Turismo, as distinções agora conhecidas são uma forma de Portugal "internacionalizar cada vez mais a gastronomia, mas também os produtos" nacionais.

 A gastronomia, acrescentou, é um dos três aspectos destacados pela maioria dos turistas que visitam Portugal, a par da hospitalidade e a segurança.

 O Guia Michelin "vem reconhecer isso, mas ao mesmo tempo permite chegar a outros públicos, que hoje em dia ainda não conhecem a gastronomia portuguesa".

 Questionada sobre se o Governo português pretende promover a realização da cerimónia de apresentação de um guia Michelin em Portugal – algo que nunca aconteceu -, Ana Mendes Godinho garantiu que essa possibilidade "está nos horizontes" do executivo.