Este fim-de-semana 24 anos depois há GP de Portugal

0
123

Local: Portimão

Data: 23 a 25 de Outubro

Primeiro Grande Prémio: 2020

Comprimento do circuito: 4684 metros

Número de voltas: 66

Distância de corrida: 306,825 quilómetros

Volta mais rápida: 

 

Quando é que a pista foi construída?

O Autódromo Internacional do Algarve (AIA) – coloquialmente conhecido por Portimão, homónimo da cidade da qual está a meia-hora – foi inaugurado no Outono de 2008. A construção das infraestruturas permanentes levou apenas sete meses e teve um custo de 195 milhões de euros.

Quando é que foi o primeiro Grande Prémio?

O circuito de Portimão, tal como Mugello, Itália – outra pista que se estreou no

calendário da F1 em 2020 – nunca foi palco de um evento do Campeonato do Mundo de Fórmula 1. A pista foi utilizada como palco dos testes de pré-temporada em 2008-2009. No entanto, vários dos actuais pilotos na grelha de partida – Daniel Ricciardo, Charles Leclerc e Valtteri Bottas – tiveram oportunidade de experienciar o circuito durante as suas carreiras juniores.

Como é que o circuito?

Como o Circuito das Américas em Austin, Texas nos Estados Unidos da América, Portimão é um circuito moderno com mudanças de elevação no traçado. O desenho de Ricardo Pena do traçado algarvio leva os pilotos a subir uma colina e a descer até culminar numa descida acentuada em parabólica para a recta da meta.

Porquê ir?

A pista e todo o complexo são da mais alta qualidade e de nível mundial. A pista está na região do Algarve, região extremamente popular para o turismo. O Algarve é de tal forma popular e atractivo, que o lendário tri-campeão do Mundo de F1, Ayrton Senna, comprou uma casa em Almancil, a uma hora de Portimão.

 

Onde é que é o melhor local para ver?

Ver os carros a percorrer a curva Portimão de dois pontos-de-corda (apex), eco da curva Acque Minerali é verdadeiramente especial. As bancadas no fim da recta da meta também são garantia de acção, sendo um ponto de ultrapassagens garantido. Para quem não pode estar fisicamente no Autódromo Internacional do Algarve, toda a acção pode ser seguida através do canal dedicado da cadeia desportiva SuperSport da DSTv, canal 215.

Horário da prova

 

23 de Outubro (Sexta-feira) – Primeira Sessão de Treinos Livres

12:00 – 13:30

Segunda Sessão de Treinos Livres

16:00 – 17:30

 

24 de Outubro (Sábado) – Terceira Sessão de Treinos Livres

12:00 – 13:00

 

Qualificação

15:00 – 16:00

25 de Outubro (Domingo)

Corrida – 15:10 – 17:10