Espectáculos culturais do “Portugal at Heart” tiveram grande sucesso

0
58
Espectáculos culturais

Espectáculos culturaisIntegrado no programa “Portugal at Heart” realizaram-se em Melrose Arch dois concertos com actuação dos jovens artistas de música clássica Filipa van Eck (soprano) e José Dias (piano), residentes no Cabo; e do cançonetista J’Someting, nome artístico de João Fonseca, luso-descendente que cultiva géneros musicais Blues e Acoustic Soul. Todos os artistas foram calorosamente aplaudidos.

FILIPA VAN ECK
(SOPRANO)
 
 Em finais de 2008, Filipa van Eck concluiu o curso BMus Western Classical Performance na Universidade de Cape Town, onde estuda com a professora Sarita Stern, desde 2004. Filipa conquistou vários prémios em canto, incluindo a distinção atribuída pela Universidade da África do Sul (UNISA). Enquanto aluna na UCT, e durante cinco anos consecutivos, integrou a Lista de Mérito da Faculdade, ten-do-lhe sido atribuída a medalha pelo melhor desempenho, em 2004.

 Filipa tem-se feito ouvir em diversos recitais e concertos de música de câmara e o seu repertório inclui as Bachianas Brasileiras No.5 de Heitor Villa-Lobos, L’amero de Mozart e Der Hirt auf dem Felsen de Schubert. Foi convidada a participar como solista em Gloria de Vivaldi, juntamente com o quarteto de cordas Sotonga, em Napier; e em Stabat Mater de Pergolesi, em Março de 2008, por solicitação de Barry Smith e da Fundação de Música Rupert.

 Tem cantado em Cape Town para The Nine Club, Friends of Cape Town Opera e The Fishoek Music Society; cantou na Embaixada de Portugal, em Pretória, por altura da comemoração do final da Pre-sidência Portuguesa da União Europeia. Em 2007, foi convidada como solista no recital apresentado no Dia de Portugal (Centre of the Book, na Cidade do Cabo) e colaborou, em Joanesburgo, com a Orquestra Filarmónica sob a direcção do Maestro Richard Cock, num concerto promovido pelo Oppenheimer Memorial Trust.

Em 2007 e 2008, no Teatro Baxter, foi finalista na Competição de Canto da Fundação Schock e na competição de Música de Câmara, organizada pela mesma fundação. Em Maio de 2009, interpretou Belinda em Dido & Aeneas, de Purcell, com o ensemble barroco Tinta Camerata, e na gala de ópera da UCT coube-lhe o papel de Octavian em Der Rosenkavalier de Strauss.

No mesmo ano, a convite do Centro Cultural Brasileiro e por ocasião do XIII Aniversário da CPLP, Filipa actuou em Moçambique, homenageando Villa-Lobos e assinalando o 50.º aniversário da morte do grande compositor brasileiro. Foi solista em Missa em C Maior, de Beethoven, acompanhada pela Orquestra Filarmónica de Cape Town; Missa Requiem em D Menor, de Mozart, integrando a Ópera de Cape Town; e ainda lhe coube a interpretação principal de Raposa, em The Cunning Little Vixen de Janacek, um projecto conjunto da Escola de Ópera da UCT e da Ópera de Cape Town.

Em Maio de 2010, na Cidade do Cabo, Filipa van Eck integra a ópera Il Viaggio a Reims de Rossini, interpretando Corinna; em Setembro estará em palco no papel de Condessa em Le Nozze di Figaro, de Mozart, um evento que integra o festival UCT Opera Kaleidoscope, seguindo-se a interpretação de Lucy Lloyd em Words from a Broken String do compositor sul-africano Peter Klatzow.
Nascida em Joanesburgo, em Setembro de 1985, Filipa está prestes a concluir o curso de Mestrado em Music Performance na Universidade de Cape Town.