Escritora e jornalista Patrícia Reis na África do Sul para ciclo de conferências

0
247
Escritora e jornalista Patrícia Reis na África do Sul para ciclo de conferências

A escritora e jornalista Patrícia Reis estará na África do Sul, entre 28 de Setembro e 2 de Outubro de 2015, para uma série de conferências sob o tema “A importância do Livro e da Leitura”, numa iniciativa da Embaixada de Portugal em Pretória e da Coordenação do Ensino Português no Estrangeiro do Camões, I.P., com o apoio do Consulado-Geral de Portugal em Joanesburgo.

 As conferências irão ter lugar em várias instituições de ensino, envolvendo alunos do en-sino secundário e universitário.

 A primeira conferência terá lugar no dia 28 de Setembro na Protea Glen High School (uma escola da rede EPE), no Soweto, em Joanesburgo, destinada a 50 alunos do ensino secundário que iniciaram, pela primeira vez, este ano, os cursos de Língua Portuguesa.

No dia 29 de Setembro será a vez dos alunos do curso major em Estudos Portugueses da Universidade de Witwatesrand, em Joanesburgo, e no dia seguinte, a 30 de Setembro, a Universidade de Pretória e 120 alunos do curso major em Língua Portuguesa terão também a oportunidade de acolher Patrícia Reis em conferência.

 Em Outubro, nos dias 1 e 2, as conferências serão dedicadas aos alunos do ensino secundário de Pretória e de Joanesburgo.

 Patrícia Reis nasceu em 1970, começou a sua carreira jornalística em 1988 no semanário O Independente, passou pela revista Sábado e realizou um estágio na revista norte-americana Time, em Nova Iorque. De volta a Portugal, é convidada para o semanário Expresso, fez a produção do programa de televisão “Sexualidades”, trabalhou na revista Marie Claire, na Elle e nos projectos especiais do diário Público. Editora da revista Egoísta, é sócia do “ate-liê de design e texto 004”, participando em projectos de natureza muito variada. A Egoísta foi, durante mais de 13 anos, o projecto a que mais se dedicou, sendo a revista mais premiada da Europa.

 Escreveu a curta biografia de Vasco Santana e o romance fotográfico Beija- me (2006), em coautoria com João Vilhena, a novela Cruz das Almas (2004) e os romances Amor em Segunda Mão (2006), Morder-te o Coração (2007), que integrou a lista de 50 livros finalistas do Prémio Portugal Telecom de Literatu-ra, No Silêncio de Deus (2008) e Antes de Ser Feliz (2009).

 Entretanto, publicou uma série de volumes infanto-juvenis, colecção que está no Plano Nacional de Leitura e ainda os romances Por Este Mundo Acima (2010) e Contracorpo (2013).