Escritor de contos infantis Miguel Ouana vence Prémio de Literatura Infantil

0
173
Miguel Ouana

Miguel OuanaO escritor de contos infantis Miguel Ouana, foi o vencedor da edição 2009 do concurso  de literatura para as  crianças,  promovido pelo Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa (FBLP) e dirigido a todo o cidadão moçambicano, com o objectivo de promover a criatividade de autores nacionais e de apoiar a criação e o desenvolvimento de hábitos de leitura nas crianças. 

 Miguel Ouana ficou em primeiro lugar com os contos “As Formigas e o Açúcar de Dona Leonor”, e “O Galo Desmacha-Prazeres”.  O segundo lugar coube à jovem estudante Sofiare Nalá Jamú, com a história “A Laranja de Diana”. Os vencedores  foram agraciados com  prémios monetários, conforme a classificação.

 Para além deste prémio, os laureados verão os seus contos publicados numa colectânea com a chancela da Texto Editores.
 Falando ao Século de Joanesburgo, Miguel Ouana referiu que a sua maior satisfação é ver o livro publicado e a circular nas mãos das crianças. Adiantou ainda que tem já publicados os livros infantis “A Vingança dos Bichos” e “A Cor da Água” e uns tantos projectos de obras que aguardam oportunidade.

 O Prémio de Literatura Infantil é resultante  de um estudo preliminar realizado em 1999 sobre o programa de apoio à edição. Assim, para tornar o sonho em realidade,  o Fundo Bi-bliográfico de Língua Portuguesa (FBLP) desenhou e lançou em 2002 dois projectos a serem realizados de forma bienal, em anos alternados, abrangendo a literatura juvenil e a literatura para as crianças:

 O concurso de redacção em língua portuguesa, dirigido aos estudantes do 2º ciclo do Ensino Secundário (12ª classe) e equivalente, a nível nacional, com o objectivo de desenvolver o domínio da escrita e da comunicação literária e de despertar e descobrir novos talentos; o concurso e edição de literatura para crianças, dirigido a todo o cidadão moçambicano.

 Estes projectos têm sido desenvolvidos de forma contínua. A realização do mesmo inclui a apuração dos respectivos vencedores e publicação dos textos vencedores em livro.
 Foi na sequência dos Concursos Literários de-senvolvidos pelo Fundo, desde 2002, ao abrigo do “Programa de Apoio à Edição”, que o Fundo, de parceria com a Texto Editores, realizou, no dia 30 de Março (Dia Mundial da Juventude), nas instalações da Associação de Escritores Moçambicanos – AEMO, uma cerimónia pública, dirigida pelo Professor Doutor Lourenço do Rosário, presidente do FBLP. O acto foi  constituído por três momentos:
 1. Lançamento da colectânea Nhelete, minha prostituta amada,  resultante do Concurso de Redacção em Língua Portuguesa, edição 2008 (da autoria de Elis Locia Mavie, Suzana Dali Tembe e Filomena de Jesus Nhaulaho), apresentada pela dra. Irene Mendes;

 2. Entrega de prémios aos vencedores do Concurso de Literatura para Crianças, edição 2009, cuja acta de apuramento foi lida pela dra. Suzana Duarte.

 3. Lançamento/anúncio do Concurso de Redacção em Língua Portuguesa, edição 2010.

 São objectivos desta iniciativa desenvolver o do-mínio da escrita e da comunicação em língua portuguesa entre os estudantes de nacionalidade moçambicana da 12ª classe ou equivalente, de instituições de ensino público e privado, de norte a sul do país;
 Promover a criatividade de autores nacionais na área da literatura infanto-juvenil;
 Incentivar a edição de obras já existentes mas ainda inéditas e apoiar a criação e o desenvolvimento de hábitos de leitura nas crianças;
  Finalmente promover o gosto pela leitura e despertar e descobrir novos talentos literários.