Equipas da Igreja de Santa Maria dos Portugueses em bom plano na Liga de Futebol das Igrejas

0
67
Equipas da Igreja de Santa Maria

Equipas da Igreja de Santa MariaTodos os anos as Igrejas da zona de Pretória organizam os seus campeonatos de futebol, que no abono da verdade, de temporada para temporada tem conquistado mais praticantes e acima de tudo maus adeptos. que nas bancadas apoiam as equipas da sua preferência. É um futebol diferente, onde para além do natural desejo de vencer, que faz parte do espírito desportivo de casa um, prevalece acima de tudo a boa camaradagem entre os jogadores e jogadoras que participam no torneio.

 Podemos afirmar, sem nos enganar que as bancadas contam com muito entusiasmo, e os adeptos, sem quesílias próprias de outras competições apoiam, lado aos seus adversários, as suas equipas. Nada de barreiras a separar as hostes rivais
 É uma iniciativa que merece todo o apoio da comunidade portuguesa de Pretrória, pois trata-se de uma obra para ter continução.
 É para a nos uma satisfação  salientar que as equipas formadas por jovens do Grupo “PIE”, têm representado condignamente em futebol, a Igreja de Santa Maria dos Portugueses, na Liga das Igrejas da área de Pretória.

 Na noite de sábado, 13 de Novembro, foram homenageados na Igreja de Santa Maria dos Portugueses, os atletas que na temporada futebolística recentemente terminada, a têm representado condignamente na Liga das Igrejas da área de Pretoria.
 O evento, como era óbvio foi iniciado com uma missa vespertina, que foi celebrada pelo Frei Gilberto Teixeira que incluiu eucaristia acompanhada em cânticos pelos jovens futebolistas.
 Depois da cerimónia religiosa, os participantes procederam para o Salão Paroquial, que estava decorado com muito esmero e onde se realizou a homenagem aos abnegados atletas.

 Antes  dos discursos de abertura e da entregas dos troféus e medalhas  aos atletas, foi servido um jantar a preceito  considerado de gala.
 Após a refeição que foi do agrado geral  foram então distinguidos com miniaturas de troféus, os atletas que nos diversos escalões mais se distinguiram nas duas equipas de masculinos.
 Convém aqui notar que a equipa de femininos, que este ano se estreou na modalida-de, também não foi esquecida, pois também foi galardoada com medalhas.

 A equipa de femininos está a participar no campeonato de empresas em Sandton.
 A prova prolonga-se até aos princípios do Dezembro e decorre no norte de em Joa-nesburgo.
 A principal equipa da prova,  designada “PIE RCC ANGELS”, participa neste torneio pelo quarto ano consecutivo.
  É uma equipa que goza de um privilégio especial, na popularidade entre os adeptos,  da Liga Igrejas da área de Pretoria. É orientada por Luís de Olim e treinada por Sérgio de Sousa .

 Nos seus quadros conta com os seguintes futebolistas: 
Gino de Canha, Miguel Cantante, Frank Mourinho, Sérgio Almeida, Rob Mourinho, Zé de Olim, Jason de Sousa, Brandon de Ponte, Ashley Lume, Jason Serrão, Paulo Sebastião, Darren Lume, Rob Jardim, Steven Jardim, James O’Mahony, Júlio Damião e Phil Frangandonis.
 Por sua vez a equipa que milita a divisão (B), e  é co-nhecida como “PIE RCC BISHOPS”,  está em actividade  pelo segundo ano.
  Este agrupamento conta com a orientação de Carlos Câmara e tem cono seu capitão  Ricardo Maia, um jogador com o seu historial
 O “PIE RCC BISHOPS” conta nas suas fileiras  com os seguintes atletas: Nelson Câmara, Andrew de Freitas, Cláudio de Sousa, Bele Farelo, Jono Jardim, Jeffery Serrão, Carlos Correia, Gary Ferraz, Zeferino Alho, Ruben Ferreira, Márcio de Castro, Steven Lume, Luís Câmara, Gilberto Ribeiro, Carlos de Jesus, Renato Ribeiro, Miguel de Pinho, Miguel Vieira, Fábio Correia, Tony Gomes e Renier Wiepenaar.
 Este ano, a grande surpresa da Liga das Igrejas, foi a imclusãofoi de uma equipa feminina. que paricipa pela prmeira vez,  fazendo  a sua estreia na prova

 Tudo indica que vai ser uma uma inciativa que vai ter a sua continuidade, pois as jovens mostram-se muito entusiasmadas por terem a oportunidade de participar no torneio de futebol e mostrar as suas habilidades.
 De certeza que procuram seguir os passos dos seus ídolos do futebol a sério, que seguem, quando podem, pela televisão.
 A equipa feminina, intitulada “PIE RCC SAINTS”, formada este ano  como já afirmamos, está a integrar o campeonato de empresas que até Dezembro próximo decorre em Sandton em Joanesburgo.

 A equipa é treinada por Zé de Olim
 A turma feminina tem a seguinte firnação: Jenny Pestana Caldeira (capitã), Ana Paula de Freitas, Michelle Jardim Michelle Nobelis, Chene de Conceição, Rosemary Le-ak, Jacqueline Caldeira, Tammy Ó’Mahony, Kasia Muzyk, Gaby Ferreira, Raquel de Canha, Nikki de Conceição, Olívia Perotti, Flávia Busacker e Chantelle de Nascimento. 

 Mais uma vez queremos enaltecer esta iniciativa  das Igrejas de Pretória.
 A organização solicita aos interessados para também participarem nos torneios, quer a nível de desportistas quer como adeptos.
 Apesar dos recintos dos jogos contarem com boas assistências, convidam para que mais espectadores compareçam.
 Pedem também a presença de mais desportistas para integrarem as suas equipas
 Está claro que também são benvindos colaboradores e, acima de tudo os patrocinadores para que esta iniciativa tenha a sua devida continuação no futuro, o desporto faz parte da Vida de todos e é motivo de saúde. Que o digam estes jovens, que nas suas horas vagas se dedicam ao futebol.