Epopeia dos Descobrimentos Portugueses e entrega de 10 mil randes à Beneficência do Cabo

0
105
Epopeia dos Descobrimentos Portugueses e entrega de 10 mil randes à Beneficência do Cabo marcaram o jantar da Academia do Bacalhau

Realizou-se no passado dia 19 de Fevereiro, na Associação Portuguesa do Cabo da Esperança, o primeiro jantar do ano da Academia do Bacalhau local, com a presença do embaixador de Portugal na África do Sul, dr. Ricoca Freire, cônsul-geral de Portugal na Cidade do Cabo, dra. Catarina Arruda, e convidados de honra, como Wessie Van der Westhuizen, “executive mayor of the Eden District Municipality” de Mossel Bay, local dos mais significativos marcos da História dos Descobrimentos Portugueses.

 Westhuizen referiu no seu discurso os laços culturais entre Portugal e a África do Sul, tema que o embaixador de Portugal e o membro do Parlamento sul africano e mi-nistro sombra, Manny de Freitas, também abordaram nas suas intervenções.

 Vuyani Gouws e Gregory Pompi, “managers of the Office of the Mayor”, estiveram também presentes, assim  como cerca de 110 comadres e compadres da academia.

 O jantar decorreu num  ambiente de esplêndida confraternização e muito sucesso e durante o qual foram atribuidos diplomas de compadres honorários a Gastão Fernan-des e José Gouveia. Foram ainda entregues diplomas de comadre à dra. Catarina Ar-ruda, e aos compadres Vicente Broa Moncaixa, César Santos e Francisco Armando de Sousa.

 O ponto mais alto do jantar foi a entrega pelo presidente da Academia, Carlos Aguiar, ao presidente da Beneficência Portuguesa do Cabo, Alberto Gonçalves, de um cheque de dez mil randes.

 É de realçar que no curto espaço de tempo deste mandato do compadre presidente Carlos Aguiar, da Academia do Bacalhau do Cabo, apenas seis meses, já está a cumprir a sua missão de benemerência, havendo também um projecto para contribuir para as bolsas de estudo para jovens compatriotas mais carenciados.