Endividamento público de Angola está abaixo de 50% do PIB

0
109
Endividamento público de Angola está abaixo de 50% do PIB

O endividamento público de Angola é moderado, tanto a nível interno como a nível externo, situando-se abaixo de 50% do Produto Interno Bruto, afirmou recentemente em Washington o ministro das Finanças, Armando Manuel.

 Em declarações à agência noticiosa angolana Angop à margem dos encontros preliminares que antecedem as reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial, que tiveram lugar dias 11 a 13 de Outubro, o ministro adiantou que nos próximos anos a dívida pública não deverá ultrapassar 60% do PIB.

 Alientando existir a recomendação de que o endividamento público não exceda 60% do PIB, Armando Manuel salientou que Angola, dispondo de recursos diminutos, vai continuar a necessitar de se endividar para financiar a carteira de investimentos públicos.

 O ministro disse ainda que o endividamento na economia angolana, muito especificamente na componente pública, está associado ao processo de reconstrução nacional, caracterizado pela construção de escolas, hospitais, caminhos-de-ferro e a recuperação de aeroportos em todo o país.