Encontros em Lisboa e no Porto sobre intercâmbio artístico com a China

0
39
Encontros em Lisboa e no Porto sobre intercâmbio artístico com a China

Um encontro sobre a experiência chinesa em intercâmbio cultural vai decorrer, nos dias 9 e 11 de fevereiro, em Lisboa e no Porto, promovido pela Direcção-Geral das Artes, para promover relações nesta área entre Portugal e a China.

 De acordo com a Direcção-Geral das Artes, o encontro tem como objectivo dar a conhecer à comunidade artística portuguesa quais as entidades e instituições com que poderão estabelecer parcerias e intercâmbios.

 O ‘workshop’ tem como título "A experiência chinesa no intercâmbio cultural internacional" e decorrerá no dia 9, no Museu do Oriente, em Lisboa, e no dia 11, no Teatro Nacional São João, no Porto.

 Serão abordados, entre outros temas, os principais eventos artísticos e culturais que se realizam na China, instituições com as quais é possível estabelecer parcerias e o modo de funcionamento dos órgãos administrativos das autoridades chinesas da área da cultura.

 Os responsáveis irão apresentar o panorama cultural chinês na produção e difusão das artes performativas (companhias, locais de espectáculo, festivais, competições internacionais), artes visuais e património cultural (museus, galerias de arte, institutos) e indústrias criativas (exposições, feiras, centros de comércio cultural e animação).

 Também serão tidos em conta os principais canais de colaboração e intercâmbio internacional cultural: sectores governamentais, instituições culturais, rede de teatros, galerias de exposições, faculdades e institutos de arte, festivais, feiras e exposições.

 De acordo com a DGArtes, o encontro terá como oradores o subdirector para a Europa do Ministério da Cultura da República Popular da China, Hong Ning, e o gestor do Centro de Operação da Agência Chinesa para as Artes Performativas, Wang Yuheng.

 Este ‘workshop’ é uma das iniciativas organizadas na se-quência da visita do secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier, à República Popular da China, em novembro de 2014, na qual foi abordada a organização de um programa que estimule o intercâmbio de âmbito artístico-cultural nesta área entre os dois países.