Empresas dos Estados Unidos investiram em dez anos mais de 16 biliões de dólares em Moçambique

0
111
Empresas dos Estados Unidos investiram em dez anos mais de 16 biliões de dólares em Moçambique

O investimento privado dos EUA em Moçambique ultrapassou 16 biliões de dólares nos últimos dez anos, disse quinta-feira em Maputo a vice-ministra dos Negócios Estrangeiros moçambicana, Nyeleti Mondlane, noticiou a imprensa moçambicana.

 “Até ao momento, foram aprovados 24 projectos susceptíveis de criar cerca de quatro mil postos de trabalho, envolvendo investidores privados dos Estados Unidos da América, no valor total de 16 biliões de dólares, nos sectores de hidrocarbonetos, agricultura, indústria, transportes, turismo e serviços”, afirmou a vice-chefe da diplomacia moçambicana.

 O nível das relações comerciais é, igualmente, encorajador e os dois países têm registado um crescimento dos fluxos comerciais, com exportações de cerca de 62 milhões de dólares de Moçambique para os Estados Unidos da Amé-rica, em 2012, para cerca de 144 milhões de dólares em 2013, acrescentou Nyeleti Mondlane, quando discursava por ocasião do 40.º aniversário do estabelecimento das re-lações diplomáticas bila-te-rais.

 Por seu turno, as exporta-ções dos EUA para Moçam-bique reduziram-se de cerca de 254 milhões de dólares, em 2012, para cerca de 205 milhões de dólares em 2013, disse ainda Nyeleti Mondlane, citada pela agência noticiosa Lusa.

 A vice-ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique destacou ainda que, nos últimos dez anos, os EUA posicionaram-se como o maior contribuinte para a assistência pública ao desenvolvimento de Moçambique, totalizando cerca de dois mil milhões de dólares em apoio multifacetado, centrado nas províncias de Sofala e Zambézia, no centro, e Niassa, norte. (Macauhub/MZ).