Empresas de Lisboa estabelecem parcerias com firmas moçambicanas

0
149
Empresas de Lisboa estabelecem parcerias com firmas moçambicanas

Empresas de Lisboa estabelecem parcerias com firmas moçambicanasOs representantes de 15 empresas da região de Lisboa tiveram em Maputo uma semana de contactos com empresários moçambicanos para estabelecer parcerias, uma iniciativa que se estende a Angola em Junho corrente.

A visita foi organizada pela AERLIS, Associação Empresarial da Região de Lisboa, e pela Câmara Municipal de Loures, que está geminada com o município da Matola, nos arredores de Maputo e o mais industrializado do país. "Tratou-se de uma missão de prospecção e identificação de oportunidades", disse, no final da visita, o presidente da AERLIS, António Ferreira de Carvalho, acrescentando que se realizaram "excelentes contactos em quantidade e qualidade", tendo inclusivamente já sido assinado um acordo entre duas empresas, uma local e outra de Lisboa. João Martins, também da Direcção da AERLIS, disse que "as expectativas de estabelecimento de parcerias são muitas" e que "foram criadas boas oportunidades de concretização de negócios", que visam "não só Moçambique mas também o mercado regional".

Integraram a missão empresários de áreas como construção de máquinas e equipamentos para a indústria, prestação de serviços, redes de cabo e videovigilância, indústria e comércio de embalagens, turismo, mobiliário ou mesmo  rindes publicitários. Segundo João Martins, a maioria das empresas pretende estabelecer parcerias com congéneres moçambicanas, outras procuram um mercado para exportação e "duas ou três estão a pensar em fazer investimento directo". "Estão já agendadas visitas a Portugal de empresários moçambicanos", disse António Ferreira de Carvalho.