Empresários portugueses procuram oportunidades de investimentos em Cuba

0
60
Empresários portugueses procuram oportunidades de investimentos em Cuba

A imprensa cubana avança que empresários portugueses do centro industrial de Águeda, Aveiro, manifestaram interesse em conhecer as oportunidades de investimento em Cuba e num aumento do intercâmbio bilateral.

 Segundo o diário Granma, “o presidente da Câmara Municipal de Águeda, Gil Nadais” esteve reunido com a embaixadora de Cuba em Portugal, Johana Tablada, de quem “recebeu informação” sobre a Zona Económica de Desenvolvimento de Mariela, na sequência de um convite dirigido à diplomata por “empresários interessados em actualizar-se sobre as oportunidades de negócios na ilha”.

 “A diplomata explicou as novas perspectivas que esse projecto [zona económica] abre para as relações económico-comerciais e de investimento entre Cuba e Portugal”, refere o jornal.

 Também que a diplomata “precisou que a Zona Econó-mica de Mariel tem o propósito de impulsar actividades relacionadas com o sector marítimo portuário, imobiliário, turismo, inovação tecnológica, logística, agropecuária, produtiva e de serviços”, explica o Granma.

 O jornal sublinha ainda que a embaixadora Johana Tablada “recebeu informação sobre a experiência de Águeda na criação de um importante parque industrial na zona, com alta concentração de empresas de metalurgia, materiais de construção, transporte, motores e outros ramos industriais”.

 Fontes não oficiais avançaram à agência Lusa que a Zona Especial de Desenvolvimento Económico de Mariel tem uma extensão de 465,4 km2, situada a 45 quilómetros de Havana e perto do Aeroporto Internacional José Marti.

 Conta com um regime jurídico especial para investimentos estrangeiros que facilita o processo alfandegário, suspende o pagamento de impostos por um período de 10 anos e permite aos investidores dispor livremente dos fundos próprios e dividendos provenientes da actividade que realizem. Por outro lado, os investidores podem dispor de uma autorização temporária e de um visto de residência.