Empresários da diáspora indiana satisfeitos com oportunidades de negócio em Portugal

0
59
Empresários da diáspora indiana satisfeitos com oportunidades de negócio em Portugal

Os responsáveis pela primeira delegação da TiE Portugal, organização internacional fundada por empresários da diáspora indiana, destacaram as boas oportunidades de negócio e o espírito empreendedor dos empresários portugueses.

“Sobretudo nas áreas das tecnologias e da saúde”, destacou o presidente da TiE, Ashok Rao em Belém, no final de uma audiência com o Presidente da República, Cavaco Silva.
 A delegação diz ter “excedido todas as expetactivas” em relação ao país, referindo mes-mo não ver diferenças entre o ambiente empresarial português e o de Silicon Valley, nos EUA.
 A presidente executiva da TiE Portugal, Roopali Rao, exortou assim todos os empresários portugueses “com boas ideias” a contactarem a organização.
 O The Indus Entrepreneurs (TiE), a Câmara Municipal de Lisboa e a Startup Lisboa  organizaram o TiE Lisbon Entrepreneur Boot Camp, em Lisboa, na sede da autarquia, que culminou com o lançamento oficial do TiE Portugal.
 Uma comitiva de 170 elementos do TIE deslocou-se a Portugal, mas um número mais restrito deste grupo de empresários da diáspora Indiana participou no TiE Lisbon Entrepreneur Boot Camp, para partilhar os seus “conhecimentos e experiências” com jovens de 30 ‘startups’ portuguesas e realizar encontros com “responsáveis de instituições públicas e privadas” no país.
 Durante a visita, foram agendados encontros com empresas de diversos domínios de actividade, ciências, novas tecnologias, engenharia e banca, com membros do Governo e o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, para avaliar "poten-ciais negócios" no país.
 O TiE tem uma rede espalhada pelo mundo, mas com enfoque nos Estados Unidos da América, Canadá e em alguns países da Europa (Bélgica, Alemanha, Grã-Bretanha e em alguns países Nórdicos), Índia e Paquistão, Japão, Malásia, Emirados Árabes Unidos, Singapura, Austrália e Maurícias.
“Está em processo de constituição o TiE Portugal, bem como o TiE Hong Kong e o TiE Israel”, explicou o presidente da associação em Portugal, Abdool Vakil.