Empresa sul-africana projecta fábrica de processamento de ouro em Manica

0
95
Pan African

Pan African A empresa mineira sul-africana Pan African projecta construir, em breve, uma fábrica de processamento de ouro na província de Manica, em Moçambique, num investimento de 80 milhões de dólares.

 A Pan African está em negociações para a constituição de um consórcio com a Delta Trading – empresa que também tem interesses mineiros naquela província moçambicana.
 A informação foi dada por Fá-tima Momade, assessora do Ministério dos Recursos Minerais e Energia que revelou que a Pan African quer explorar cerca de 16 mil hectares na província de Manica, onde pretende abrir três minas de ouro, designadamente “Fair Bride”, “Dot’s Luck” e “Guy Fawkes”.
 A assessora afirmou que a Delta Trading concluiu recentemente um estudo de viabilidade da mina de ouro Monac, que lhe foi concedida para exploração, tendo concluído que a mesma pode produzir mais de 200 quilos de ouro por ano.

 Não é conhecido o real potencial de ouro em Manica mas segundo especialistas, algumas minas podem ter uma vida superior a 10 anos.
 “Costuma-se dizer que a província de Manica está por cima de ouro. Neste momento, só os artesanais é que fazem a exploração e, no conjunto, produzem anualmente entre 75 e 100 quilos de ouro”, disse Fátima Momade.