Empresa americana contratada para auditar dívida moçambicana

0
59
Empresa americana contratada para auditar dívida moçambicana

A empresa com sede em Nova Iorque Kroll Inc foi contratada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) de Moçambique para efectuar a auditoria às empresas públicas Moçambicana de Atum (Ematum), Proindicus e Moçambique Asset Management (MAM), de acordo com um comunicado divulgado em Maputo.

 O comunicado da Procuradoria-Geral ainda que a Kroll foi seleccionada entre cinco empresas de reputação internacional, devendo a auditoria ficar concluída no prazo máximo de 90 dias, contados a partir da data da celebração do contrato.

 “Findo esse prazo, a Procuradoria-Geral da República de Moçambique divulgará publicamente os resultados da auditoria”, pode ler-se no comunicado.

 O comunicado recorda que estão a decorrer autos de instrução preparatória com o objectivo de verificar a existência de infracções de natureza criminal, entre outras, no processo da constituição, financiamento e funcionamento das empresas Proindicus, Ematum e MAM, que, como é conhecido, contraíram empréstimos externos avalizados pelo Estado.

 Dada a complexidade do processo, sobretudo por envolver instituições com sede no es-trangeiro, onde foram realizadas as principais operações contratuais, a Procuradoria-Geral da República solicitou ao governo de Moçambique a realização de uma auditoria às três empresas, pode ler-se.

 O governo acordou com o Fundo Monetário Internacional a realização de uma auditoria internacional e independente, sob a direcção da PGR, com o objectivo de fornecer uma análise dos contratos de financiamento e dos fundos obtidos dos mesmos, das aquisições efectuadas, bem como a identificação e análise de eventuais irregularidades na administração e utilização dos fundos.