Emigrantes podem confiar nas medidas para consolidar as contas em Portugal

0
14
Emigrantes podem confiar nas medidas para consolidar as contas em Portugal

O secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, disse no fim de uma viagem à Venezuela que os portugueses no estrangeiro podem confiar nos resultados das medidas que estão a ser aplicadas para consolidar as contas em Portugal.

 “Os portugueses que estão fora podem confiar que nós vamos ter resultados e que os portugueses vão saber unir-se, a esmagadora maioria dos portugueses, os que estão lá e os que estão fora, vão saber unir-se em torno do essencial que é o futuro do país e uma melhoria das condições de vida de cada um”, disse o secretário de Estado em Caracas.

 José Cesário realizou uma visita de três dias à Venezuela, durante os quais contactou com portugueses em Caracas, Los Teques, Turumo, Guatire e Maracay.

 Durante a visita, José Cesá-rio participou no evento “XI Encontro de Gerações – Contributos para Portugal”, uma iniciativa do Banif, do ‘Diário de Notícias da Madeira’ e do jornal de expressão portuguesa ‘Correio da Venezuela’, que teve lugar no Centro Português de Caracas.

 Em declarações à Agência Lusa, sublinhou que “este encontro traduz muito bem uma aproximação entre comunidades e serviu para passar uma mensagem de confiança do futuro”.

 “É bom que as pessoas que estão aqui na Venezuela percebam que Portugal está a fazer um esforço muito grande na consolidação das suas contas públicas e também ao nível de cada um dos portugueses, ao nível das nossas empresas, estamos a procurar recuperar uma credibilidade internacional que em determinada altura foi posta essa causa”, afirmou.

 “Essa credibilidade está a ser recuperada, de uma forma muito sólida e isso dá-nos garantias a prazo de que nós conseguiremos resolver os nossos problemas”, disse Cesário.

 Por outro lado sublinhou que encontrou “uma comunidade organizada, que tem projectos, vontade de alargar esses projetos” e que identificou áreas em que se podem estabelecer parcerias de forma a garantir “uma melhor ligação de Portugal a estas comunidades”.

 “São instituições disponíveis para nós estabelecermos acordos, para realizarmos projectos que envolvam mais a comunidade, quer no apoio às pessoas mais desprotegidas, jovens por um lado, idosos por outro, idosos indigentes que os há e muitos, quer igualmente projetos que tenham um alcance cultural significativo”, disse.

 Segundo José Cesário, a comunidade encontrou na construção dos Santuários de Fátima, em Guatire e Los Teques, “a melhor forma de se unir”.

 “Também são projectos que abrem a comunidade portuguesa aos venezuelanos à comunidade local, às pessoas que com eles convivem e vivem”, afirmou, acrescentando que é “preciso muita corarem para as pessoas mete-rem ombros a uma tarefa desta natureza”, de dezenas de milhões de euros.

 Durante o “XI Encontro de Gerações – Contributos para Portugal”, a Federação Americana de Luso Descendentes distinguiu o governante com a Ordem Luís Vaz de Camões.