Embaixador Ramos Pinto recebeu executivo da Federação das Associações

0
89
Embaixador Ramos Pinto

Embaixador Ramos PintoO dr. João Ramos Pinto, embaixador de Portugal na África do Sul, efectuou contactos, na semana passada, com colectividades e instituições lusas de Prétória e dirigentes da Federação das Associações Portuguesas na África do Sul.

Assim, o diplomata recebeu na tarde de quarta-feira os presidentes ou representantes das colectividades e instituições lusas de Pretória, nomeadamente Mário Ferreira pela ACPP; Vítor da Silva, Casa do Porto; Damião de Freitas, Casa Social da Madeira; Hermínio Rodrigues, Casa do Benfica; Filipe Pereira pelo Sporting; Paula de Castro de “Os Lusíadas”; Ivo de Sousa, Academia do Bacalhau e Club Sport Marítimo de Pretória; Manuela Rosa, Liga da Mulher Portuguesa; e Frei Gilberto Teixeira, da Paróquia de Santa Maria dos Portugueses.

 Tratou-se de um primeiro contacto para aferir a disponibilidade de cada um ou das suas agremiações, de poderem ajudar, caso necessário, em alojamento ou noutras dificuldades que possam experimentar os compatriotas que na altura da disputa do Campeonato do Mundo de Futebol se desloquem à África do Sul para apoio à nossa selecção.
 Na manhã do dia seguinte, quinta-feira 21 de Janeiro, o embaixador Ramos Pinto recebeu na Chancelaria da Embaixada de Portugal, na capital sul-africana, os membros directivos da Federação das Associações Portuguesas na RSA, que lhe foram apresentar cumprimentos e elucidar o diplomata sobre algumas actividades planeadas para 2010, cujo programa ainda se encontra em preparação.

 Estiveram ali, em representação do executivo da F.A.P.R.A.S., os vice-presidentes George Silva, José Pacheco (União Portuguesa) e Carlos Vicente (APF de Vanderbijlpark); o secretário-geral José Alfredo Quintal (Club Sport Marítimo de Joanesburgo); a secretária Zeza da Conceição (APF) e os vogais João Costa (Núcleo de Arte e Cultura), José Pacheco (Grupo Desportivo de Joanesburgo), José Henriques (Casa dos Poveiros e Casa do Benfica na África do Sul); e Luís Rodrigues (Escuteiros Portugueses do 1.º Agrupamento de S. Jorge).

 Regista-se ainda que na sexta-feira os referidos dirigentes, liderados por Alexandre Santos, presidente do executivo da Federação das Associações, que estivera ausente no Botswana, e com a inclusão do tesoureiro adjunto Abel Costa (Rádio Amadores) tiveram também um encontro de apresentação de cumprimentos ao dr. Carlos Pereira Marques, cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo.