Embaixador de Portugal, Dr Ramos Pinto presente na “Regata do Cabo”

0
52

No passado dia 19 de Junho a comunidade portuguesa residente na Cidade do Cabo comemomou com muito brilhantismo e patriotismo o Dia de Portugal e das Comunidades que contou com a habitual co-laboração do Royal Cape Yacht Club, com a organização de uma regata na Baía do Cabo da Boa Esperança.

 Este evento só foi possível devido ao esforço de alguns portugueses residentes na região, que nunca se esquecem das suas origens, contando entre eles Víctor Medina, que ano após ano tem sido o verdadeiro impulsionador para que esta “festa do mar”  continue a fazer parte dos calendários das provas de regata.

 A competição contou com a participação de 50 embarcações e mais de 340 tripulantes, que nesse dia, encheram a Baía do Cabo da Boa Esperança com o seu inusitado colorido das velas enfunadas e a movimentação dos barcos que mereceram a atenção daqueles, que de terra firme, se deliciaram com o espectáculo desportivo.

 Uma competição desta natureza e desta envergadura, para além do apoio do Royal Cape Yacht Club, que facilitou a utilização das suas instalações, contou também com o patro-cínio de elementos da comunidade portuguesa no Cabo e entidades comerciais tais como o Mercantile Bank, Instituto de Camões, incluindo também a  Lusitania Fishing, o Ocean Basket Blouberg, a Rainbow Nation Fishing, Fish for Africa, o Britos Meat, a Bridge Auto Spares, o Ocean Link, Joe de Castro, Liverpool Liquors e com o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Portugal.

 Esta regata teve a sua  origem há cerca de 25 anos sendo o primeiro im-pulsionador o comandante Emílio de Sousa que continua ainda dar o seu muito apreciado apoio. Esta competição de vela, sem dúvida que teve um grande impacto não só entre a comunidade portuguesa, residente na região do Cabo, como também entre os sul africanos, pois tanto as embarcações como os tripulantes, eram na sua maioria sul-africanos.

 Para além dos 50 veleiros e os 340 tripulantes o evento contou com a presença de 80 convidados,  entre eles o embaixador de Portugal na África do Sul, Dr. Ramos Pinto, que além de uma intervenção na sessão dos discursos, também colaborou na entrega dos prémios aos melhores classificados bem como galardoou o contra-almirante J.E.Louw e Víctor Medina com medalhas comemorativas. Esteve também presente o consul geral de Portugal na Cidade do Cabo, Dr. Jorge da Fonseca

Todos participaram na cerimónia solene da entrega dos prémios no salão nobre do Royal Cape Yacht Club, que contou também com a presença do Tenor Manuel Escórcio, que teve uma actuação muito brilhante que foi muito apreciada e aplaudida pelos convivas.

 Este ano verificaram-se os seguintes resultados:

 1.º- New Balance Gumption, capitaneada por Ni-cholas Mace
 2.º –  Windpower, capitaneados por Phil Gutschke/Rick Nankin
 3.º – Lobelia, com o capitão Rob Meek