Embaixadas moçambicanas vão ter serviço para renovar BI e passaporte

0
1627

Um total de 14 embaixadas moçambicanas vão passar a captar dados para emissão de passaporte e bilhete de identidade até final do ano, anunciou fonte do Serviço Nacional de Migração (Senami) de Moçambique.

  “Em Portugal e Etiópia, os pioneiros neste processo, a procura por parte dos utentes é razoável e acreditamos que daremos melhor assistência aos moçambicanos”, refere Arsénia Massingue, directora-geral do Senami, citada pelo diário Notícias.

  Depois da fase piloto, o serviço estará disponível até Dezembro nas representações diplomáticas nacionais no Zimbabué, Quénia, Alemanha, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos da América, Argélia, Brasil, Tanzânia, Maláui, Índia, África do Sul e China.

  “Temos muitas reclamações de compatriotas na diáspora que pretendem renovar os seus documentos caducados, mas devido aos custos de viagem não têm conseguido deslocar-se ao país. E nem sempre conseguimos colocar brigadas móveis em todos os países”, explicou.

  Com o novo serviço, depois de recolhidos, os dados serão enviados para Maputo onde serão analisados.

  Depois de conferidos, serão emitidos os documentos de identificação e de viagem, que seguem para as representações diplomáticas para entrega aos titulares.