Eleições presidenciais em França: Macron ganha segunda volta com mais de 60%, segundo sondagens

0
56
Eleições presidenciais em França: Macron ganha segunda volta com mais de 60%, segundo sondagens

O centrista pró-europeu Emmanuel Macron derrotará largamente Marine Le Pen na segunda volta das eleições presidenciais, com duas sondagens a atribuir-lhe um resultado superior a 60%, enquanto a candidata da extrema-direita se situa na casa dos 30%.

  O instituto Ipsos – Sopra Steria atribui ao candidato do movimento “Em marcha!” 62% dos votos, contra 38% para a líder do partido Frente Nacional.

  Já o instituto Harris Interactive aponta uma diferença ainda maior: 64% dos votos para Macron e 36% para Le Pen.

  As duas sondagens foram realizadas ontem à noite, após terem sido conhecidas as primeiras projeções da primeira volta.

  De acordo com as primeiras projeções eleitorais, Emmanuel Macron (centro) e Marine Le Pen (extrema-direita) serão os dois candidatos a disputar a segunda volta das eleições francesas, a 7 de maio.

  Em terceiro lugar, ambos com 19,5% dos votos, surgem Jean-Luc Mélenchon (esquerda) e o conservador François Fillon.

  O socialista Benoit Hamon aparece em quinto lugar com um resultado de entre 6 a 7% dos votos, sendo o derrotado da noite nas eleições francesas.

  Cerca de 47 milhões de eleitores foram chamados ontem às urnas para eleger o sucessor de François Hollande perante 11 candidatos: Marine Le Pen, Emmanuel Macron, Jean-Luc Melénchon, François Fillon, Benoît Hamon, Nathalie Arthaud, Philippe Poutou, François Asselineau, Nicolas Dupont-Aignan, Jacques Cheminade e Jean Lassalle.

  Segundo uma projecção divulgada pelo jornal Le Monde, o candidato liberal Emmanuel Macron obteve ontem 23,7% dos votos na primeira volta das eleições presidenciais francesas, enquanto a candidata da extrema-direita, Marine Le Pen, conquistou 21,7% dos votos.