Electrificação rural em Angola beneficia oito milhões de pessoas

0
30
Electrificação rural em Angola beneficia oito milhões de pessoas

O Ministério da Energia e Águas de Angola está a executar um projecto destinado à electrificação de todas as sedes municipais e comunais e que até 2016 vai beneficiar oito milhões de habitantes de zonas rurais do país, informou a agência noticiosa angolana Angop.

 Citando a revista informativa do sector, a Angop adianta que a iniciativa denomina-se Programa Nacional de Electrificação do Meio Rural (PNER), está em curso desde 2008 e abrange quatro fases, integrando a recuperação das principais infraestruturas em estado de degradação.
 Com a execução do programa espera-se atingir a instalação de 1,6 milhões de ligações domiciliares no meio rural, o que representará um benefício de oito milhões de pessoas ao acesso à energia eléctrica, num investimento avaliado em cerca 1,2 mil milhões de kwanzas.
 A primeira fase consiste no levantamento da situação existente em cada localidade e a segunda na construção de redes de transporte e distribuição a partir dos sistemas de produção das mini-térmicas e electrificação solar.
 A terceira etapa visa a edificação de redes de distribuição a partir de mini-hídricas, enquanto a quarta assenta na colocação de redes de transporte e distribuição a partir de grandes hídricas e linhas de transmissão.
 Em cada localidade será identificada a melhor solução para geração de energia, atra-vés de hidroeléctricas, biomassa florestal e eólica.