Electricidade de Moçambique aumenta vendas para a África do Sul

0
77
Electricidade

ElectricidadeA empresa Electricidade de Moçambique (EDM) vai aumentar as vendas de energia para a África do Sul em 75 por cento nos próximos três anos, anunciou em Maputo o presidente do Conselho de Administração (PCA) da empresa, Manuel Cuambe.

 O presidente da EDM disse ainda que actualmente Moçambique vende 10 milhões de dólares de energia por ano à Africa de Sul.
 Moçambique produz 2.075 MW a partir da barragem de Cabora Bassa na província de Tete mas apenas consome cinco por cento.
 A EDM exporta 60 por cento da energia de Cabora Bassa para a África do Sul, 20 por cento para a Zâmbia e o rebmanescente para o Zimbabwé e o Botswana. O Zimbabwé deve cerca de 5 milhões de dólares à EDM.

 Manuel Cumbe disse ao apresentar os resultados do primeiro semestre de 2010 que a EDM investiu 17 milhões de dólares na aquisição de material e manutenção mas perdeu 13 milhões devido a ligações clandestinas e roubos de energia.
 O presidente da EDM referiu anda que comparativamente a igual período do ano passado, o volume de investimentos na EDM subiu 10 por cento, e os lucros cresceram 7 por cento.