A Efacec vai fornecer material para reconstruir a rede de infraestruturas eléctricas do Iraque, num conjunto de contratos que poderão chegar aos 200 milhões de euros, disse fonte da empresa.
O acordo, válido por cinco anos e com a opção futura de extensão por mais três, consta de um memorando de entendimento (Memorandum of Understanding), assinado entre a Efacec e uma delegação iraquiana presidida pelo vice-ministro da electricidade do Iraque, Amer Aldouri.
O memorando “prevê o suporte técnico e tecnológico das equipas iraquianas envolvidas e o EPC (Engenharia, Procurement e Construção), bem como o fornecimentos de equipamentos da área da Energia, entre os quais transformadores de potência, transformadores de distribuição, subestações, subestações móveis e aparelhagem de alta e de média tensão”.
Fonte oficial da empresa dis-se que o valor dos contratos que constam deste memorando de entendimento poderá ascender a cerca de 200 milhões de euros.
A comitiva do governo iraquiano esteve nos últimos quatro dias em visita às instalações da empresa portuguesa, em Matosinhos.
A Efacec obteve em 2008 um volume de receitas de 606,2 milhões de euros, dos quais 321,9 milhões no mercado in-terno e 284,3 em todo o mercado externo. A empresa fe-chou o ano de 2008 com um EBITDA (resultados antes de impostos, juros, amortizações e depreciações) de 55,7 milhões de euros e resultados líquidos de 24,1 milhões de euros.
Em encomendas, a empresa dirigida por Luís Filipe Pereira fechou 2008 com 1.077,1 milhões de euros em encomendas, dos quais 382,8 milhões no mercado interno e 694,3 no mercado externo.