EDP assegura empréstimo de um bilião de euros junto do China Development Bank

0
119
EDP assegura empréstimo de um bilião de euros junto do China Development Bank

O China Development Bank Corporation aprovou um empréstimo à EDP e à EDP Finance BV de 1.000 milhões de euros, que vence a cinco anos com uma taxa de 4,80 por cento acima da Euribor a seis meses.

 "Este empréstimo insere-se nos compromissos assumidos no âmbito da parceria estratégica estabelecida entre a EDP e a China Three Gorges Corporation, anunciada no passado dia 22 de Dezembro de 2011", lê-se no comunicado enviado pela EDP à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
 A China Three Gorges adquiriu a fatia de 21,35 por cento da EDP que estava nas mãos do Estado português por um valor total de 2,7 mil milhões de euros.

* Lucro da EDP cai 4 por cento para 582 milhões de euros no  primeiro semestre

 O lucro da EDP caiu 4,4 por cento no primeiro semestre deste ano face igual período do ano passado, para 582 milhões de euros, anunciou a eléctrica liderada por António Mexia.
 Em comunicado à Comissão de Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP adianta que os resultados antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) diminuíram 0,8 por cento, para 1.885 milhões de euros, sendo que as operações internacionais representaram 60 por cento.
 Em conferência de imprensa, o presidente executivo da EDP, António Mexia, explicou que a manutenção do peso da atividade internacional "deve-se à capacidade de resiliência do portefólio e à diversificação dos activos".
 No primeiro semestre, "o forte crescimento das renováveis (EDP Renováveis) foi anulado com a queda no Brasil, devido ao aumento do custo com a compra de energia".
 Na península ibérica, acrescentou, "os resultados mantiveram-se estáveis, apesar de menor consumo, tempo seco e o aumento do custo do gás".