Economia portuguesa cresceu 2,7% em 2017

0
119

 A economia portuguesa cresceu 2,7% no conjunto de 2017, o ritmo de crescimento anual mais elevado desde 2000 e mais 1,2 pontos percentuais do que no ano anterior, divulgou o Instituto Nacional de Estatística (INE).

 De acordo com a estimativa rápida divulgada na quarta-feira, a aceleração do crescimento no ano passado – recorde-se que a economia portuguesa tinha crescido 1,5% no conjunto de 2016 – resultou do “aumento do contributo da procura interna, reflectindo principalmente a aceleração do investimento, uma vez que a procura externa líquida apresentou um contributo idêntico ao registado em 2016”.

 Este é também o ritmo de crescimento mais elevado desde 2000, sendo que esse ano a economia subiu 3,8% e desde então que, quando cresceu, foi sempre a ritmos inferiores a 2,7%.

 

* António Costa saúda “maior crescimento real deste século”  da economia

 

 O primeiro-ministro saudou  o crescimento de 2,7% da economia em 2017, assinalando tratar-se do “maior crescimento real deste século” e que coloca o país “em convergência real com a Europa, pela primeira vez, desde a adesão ao euro”.

 “O ano de 2017 registou um crescimento económico de 2,7%, um crescimento acima da média da Zona Euro e da própria União Europeia e que não só constitui o maior crescimento real deste século, como ainda recoloca o país em convergência real com a Europa, pela primeira vez, desde a adesão ao euro”, afirmou António Costa, na abertura do debate quinzenal, no parlamento, em Lisboa.

 Estas são “boas notícias sobre Portugal” dado que se trata de “um crescimento mais saudável, alicerçado no investimento e nas exportações” e que se “traduz na melhoria da vida dos portugueses”, sublinhou o primeiro-ministro, recebendo aplausos dos deputados do PS.

 “Não só constitui o maior crescimento real deste século, como ainda recoloca o país, em convergência real com a Europa, pela primeira vez, desde a adesão ao euro”, acrescentou.