Economia angolana requer sistema seguro de circulação de moedas

0
74
Economia angolana

Economia angolanaO administrador do Banco Nacional de Angola (BNA), António André Lopes, reconheceu em Luanda, a importância da criação de sistemas tecnológicos que garantam a emissão e circulação de moedas com maior segurança e eficiência.

 Ao intervir na abertura do seminário sobre pagamentos móveis, o gestor considerou o momento de oportuno para se reflectir sobre os desafios no sistema económico e financeiro, a fim de  se definir as futuras estratégias de desenvolvimento dos subsistemas de pagamentos a retalho.
 De acordo com o administrador, à rede de telecomunicações móveis possui maior flexibilidade, em termos geográficos, em relação ao alargamento de infra-estruturas tradicionais de prestação de serviços bancários à população.

 A fonte considerou a possibilidade de se tirar proveito da tecnologia para aumentar a eficiência da economia, bem como a conveniência das populações e das empresas na utilização de instrumentos e sistemas de pagamentos.

 Na ocasião, disse esperar, à semelhança do observado noutros países, que a banca comercial angolana introduza mais serviços de banca mó-vel, tornando mais acessíveis, via telemóvel, serviços já existentes em multicaixa, internet, centros de atendimento telefónico e balcão.

 Para o responsável, muitos angolanos vão aderir de forma massiva o novo serviço do seu banco, em função da vantagem aceder por telemóvel quase todos os serviços.