É lusodescendente a ministra venezuelana da Comunicação e Informação

0
129
É lusodescendente a ministra venezuelana da Comunicação e Informação

A jornalista lusodescendente e actual ministra da Comunicação e Informação da Venezuela, Desiré Santos Amaral, assumirá as funções de presidente do principal canal de televisão estatal venezuelano.

 A designação foi feita através de decreto presidencial, publicado na Gazeta Oficial.

 "Nomeio a cidadã Desiré Santos Amaral presidente do canal do Estado, Venezuelana de Televisão (VTV), na qualidade de encarregada, afecto ao Ministério do Poder Popular para a Comunicação e Informação, com as competências inerentes ao referido cargo, de conformidade com a ordem jurídica em vigor", ex-plica o texto do decreto.

 Segundo o decreto, datado de 12 de maio e assinado pelo Presidente Nicolás Maduro, a jornalista inicia funções de imediato.

 Com mais de 30 anos de carreira jornalística, Desiré Santos Amaral foi designada, a 28 de abril último, pelo Presidente da Venezuela, ministra da Comunicação e Informação venezuelana, em substituição de Jacqueline Farias.

 Desiré Santos Amaral é militante do Partido Socialista Unido da Venezuela, o partido do Governo, e entre 2000 e 2010 foi deputada da Assembleia Nacional, organismo do qual chegou a ser vice-presidente.

 No ano de 2000, foi distinguida como Personagem Ibero-americana do Ano, pela Organização Ibero-americana de Jornalistas.

 Desde 2011 que preside à Rádio do Sul, uma estação com mais de uma centena de rádios associadas na A.