Durão Barroso quer concluir acordo comercial com SADC até ao fim do ano

0
92
África Austral/SADC

África Austral/SADCO presidente da Comissão Europeia declarou terça-feira em Bruxelas esperar que as negociações de um acordo comercial com os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral/SADC estejam concluídas até final do ano.

 As declarações de Durão Barroso foram proferidas no final da terceira cimeira UE-África do Sul. A SADC integra África do Sul, Angola, Moçambique, Botswana, República Democrática do Congo, Lesotho, Madagáscar, Maláwi, Maurícias, Namíbia, Seichelles, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwé.

 Assinala-se que o presidente Jacob Zuma participou na cimeira, que co-presidiu com o presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy. A reunião incidiu essencialmen-te sobre a governação mundial, a mudança climática, o comércio, a parceria estratégica entre as duas partes, bem como a paz e a segurança em África.

 No termo dos trabalhos as duas partes assinaram um acordo de cooperação dotado de 122 milhões de euros que serão desembolsados pela UE para o financiamento de programas de educação primária na África do Sul.
 Na quarta-feira o chefe de Estado da RSA teve um encontro com o presidente do Parlamento Europeu, Jerzy Buzek e animou um debate com membros da Comissão de Desenvolvi-mento do Parlamento Europeu.
 Esta deslocação de Jacob Zuma revestiu-se de grande importância dado o facto de a RSA necessitar in-crementar os investimentos estrangeiros para o desenvolvimento do país.