Durão Barroso é um candidato forte a presidente da CE

0
60
Durão Barroso

Durão BarrosoO eurodeputado do PS Capoulas Santos afirmou que Durão Barroso "é um candidato forte" a presidente da Comissão Europeia, adiantando que os socialistas esperarão pelos resultados eleitorais de 7 de Junho para decidirem se apresentam alternativa.

"Durão Barroso é um candidato forte a presidente da Comissão Europeia porque está em funções e porque representa a família política que tem neste momento maioria no Conselho Europeu" (a quem cabe o poder de propositura dos candidatos), declarou Capoulas Santos.

Capoulas Santos é membro do Comissão Política Nacional do PS, foi presidente da comissão organizadora do último congresso dos socialistas e é um dos elementos considerados mais próximos do primeiro-ministro, José Sócrates. Confrontado com a posição do cabeça de lista do PS às eleições europeias, Vital Moreira, que defendeu que os socialistas europeus deverão ter um candidato próprio a presidente da Comissão Europeia, Capoulas Santos não excluiu em absoluto esse cenário.

"Vamos ver o resultado das eleições europeias e em função deles o Grupo Socialista Europeu avaliará se tem condições para apresentar um candidato alternativo com hipóteses de obter consenso. Por enquanto, Durão Barroso é apenas o candidato do Partido Popular Europeu (PPE)", frisou(…)