Dois bancos angolanos pretendem comprar sucursal de banco espanhol em Portugal

0
118
Dois bancos angolanos pretendem comprar sucursal de banco espanhol em Portugal

Os bancos angolanos Atlântico e Internacional de Crédito apresentaram propostas vinculativas à compra da sucursal em Portugal do espanhol Banco Bilbao Vizcaya Argentaria (BBVA), informou o jornal espanhol “El Confidencial”.

 De acordo com o jornal foram apresentadas duas outras propostas por parte dos bancos Santander Totta e Caixa Central de Crédito Agrícola Mútuo, sendo esta última a que mais interessa ao presidente do BBVA, Francisco Gonzaléz.

 O banco espanhol anunciou em Março passado a intenção de vender a sucursal em Portugal, que nos últimos anos tem vindo a registar prejuízos.

 O “El Confidencial” informou que o negócio do BBVA em Portugal está avaliado entre 207 milhões de euros e 381 milhões de euros, mas que o valor da operação pode situar-se em torno de 500 milhões de euros.

 A estrutura actual do BBVA Portugal é composta por 83 agências e 750 trabalhadores, contra 109 balcões e 820 trabalhadores em 2007,  com activos de 5471 milhões de euros e um passivo de 5192 milhões de euros.

 Em 2013, a sucursal em Portugal registou prejuízos de 107 milhões de euros apenas na actividade bancária e 357 milhões de euros quando incluídos outros negócios em que o banco está envolvido, casos da gestão de fundos de pensões e de investimento, aluguer de automóveis e

outros serviços financeiros.

 O jornal escreveu ainda que o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria Portugal representa 0,91% dos activos totais consolidados do BBVA e 0,56% do passivo total consolidado a 31 de Dezembro de 2013.