Divulgação da Língua Portuguesa em Pretória passa pelo apoio da Alliance Française

0
16
Divulgação da Língua Portuguesa em Pretória passa pelo apoio da Alliance Française

Divulgação da Língua Portuguesa em Pretória passa pelo apoio da Alliance FrançaiseFoi assinado na quarta-feira, 26 de outubro, na capital sul-africana, um protocolo de cooperação entre o Instituto Camões e a Alliance Française de Pretória. O embaixador João Ramos Pinto representou o presidente do Instituto Camões na cerimónia de assinatura.

 Este protocolo prevê o ensino da língua portuguesa a adultos, nas instalações da Alliance Française por professores dispensados ou seleccionados pelo Instituto Camões, sendo a aprendizagem dos alunos igualmente certificada pelo Instituto.

 A assinatura desse protocolo insere-se numa estratégia da difusão e promoção da Língua e Cultura Portuguesas nos países da África Austral e pretende responder à elevada procura de aulas de língua portuguesa pelo público sul-africano.
 O Instituto Camões oferece assim à sociedade sul-africana a possibilidade de aprender português num contexto multicultural.
 Este projecto é auto-sustentável financeiramente e prevê igualmente a realização de actividades de promoção cultural nas instalações da Alliance Française.

 Embora só agora o protocolo tenha sido assinado, estão já a funcionar desde Janeiro quatro cursos de língua portuguesa na Alliance Française, com cerca de 43 alunos no total. Quatro professoras estão neste momento envolvidos neste projecto, sendo duas pagas pelo Governo português e duas pela Alliance Françiase.

 Prevê-se para breve que esta parceria seja estendida à Cidade do Cabo, a Durban e a Joanesburgo através da celebração de protocolos similares com as Alliance Françai-se destas cidades.