Dívida pública de Moçambique cifra-se em 6,8 biliões de dólares

0
153
Dívida pública de Moçambique cifra-se em 6,8 biliões de dólares

A dívida pública de Moçambique cifrava-se em 6,8 biliões de dólares a 31 de Dezembro de 2013, dos quais 5,8 mil milhões de dólares correspondem a dívida externa, anunciou  em Maputo o ministro das Finanças, Manuel Chang.

 O ministro, que falava numa sessão de prestação de informações ao parlamento, garantiu que o montante de dívida pública mantém-se sustentável.

“O valor da dívida pública sobre o Produto Interno Bruto era em 2013 de 29,6% e sobre as exportações era de 90,9% igualmente no ano passado”, afirmou o ministro citado pela agência AIM.

 Actualmente, os principais credores multilaterais de Moçambique são os bancos Mundial, Africano de Desenvolvimento e Europeu de Investimento e o Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola e em termos bilaterais encontram-se o Japão, China, Índia, França, Portugal, Brasil e Alemanha.

 Manuel Chang salientou que o ”stock” da dívida externa consiste principalmente em créditos bonificados de longo prazo com maturidades que variam entre 20 e 50 anos e períodos de graça que se situam entre cinco e dez anos, a taxas de juro que variam entre zero e 1,5%.