Dilma saúda regresso do Estado português aos mercados

0
63
Dilma saúda regresso do Estado português aos mercados

A Presidente brasileira, Dilma Rousseff, saudou Portugal pelo regresso aos mercados e, segundo a Declaração Conjunta da XI Cimeira Brasil-Portugal, os dois países destacaram a importância das instituições internacionais na re-solução de crises financeiras.

 “Os dois mandatários saudaram a dinamização do diálogo bilateral no âmbito das Instituições Financeiras Internacionais. Convieram no compromisso de uma maior concentração de posições no seio destas instituições, em especial no apoio ao crescimento económico e desenvolvimento social dos Países de Língua Oficial Portuguesa”, pode ler-se no documento final da XI Cimeira Brasil Portugal.

 O primeiro-ministro português, Pedro Passos Coelho, e a chefe de Estado do Brasil, Dilma Rousseff, estiveram reunidos durante uma hora e meia em Lisboa e concordaram com a necessidade de se continuar “a implementar as reformas de quotas e de governança do Fundo Monetário Internacional, em benefício da legitimidade e a capacidade de intervenção do FMI em crises financeiras internacionais”.

 “Os dois governantes reiteram a importância da rápida retoma do crescimento económico na União Europeia e, em particular na Zona Euro”, refere ainda o texto final da cimeira.