Dia de Portugal em Joanesburgo

0
127
Dia de Portugal em Joanesburgo

Com grande brilho e um programa artístico, cultural e recreativo de excelente qualidade realizou-se na noite de sábado 8 de Junho o jantar de gala do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas-2013 no salão de festas da Casa da Madeira de Joanesburgo, em Alberton.

  Foram servidos aperitivos durante uma exposição de Artesanato e Azulejaria pela Art Fusion e feita uma demonstração de Artes Marciais.  Com uma guarda de honra do 1.º Agrupamento de Escuteiros de S. Jorge e membros de ranchos folclóricos o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, dr. José Cesário, procedeu ao Acender da Chama da Pátria. O presidente da Assembleia Geral da Casa da Madeira, Vasco Martins, deu as boas-vindas a todos os convidados e público em geral e agradeceu reconhecidamente a todos quantos colaboraram com a CDM  para celebrar a data mais importante da nossa História. Teve uma palavra de especial apreço para com os generosos patrocinadores,  comunicação social de Língua Portuguesa, e as fadistas e os músicos que se deslocaram expressamente de Portugal para actuar nos festejos do 10 de Junho-2013 na África Austral, bem como a todos os seus colegas de Direcção, presidida por Jorge das Dores, e aos que colaboraram na decoração do salão, especialmente Dulce das Dores e sua filha Raquel das Dores.

  O presidente da Federação das Associações Portuguesas na RSA foi chamado ao palco para fazer uma breve explicação da atribuição da maior distinção cívica da Comunidade Portuguesa da África do Sul, a Medalha de Mérito Jovem. Alexandre Santos anunciou então os seguintes 19 jovens que foram contemplados:

GENEVIEVE SERENA DA SILVA – oito distinções na Matric

  Foi distinguida com a Medalha de Mérito Jovem do Dia de Portugal-2013 a jovem estudante do 1.º ano do Curso de Bacharel de Medicina e Cirurgia na Universidade de Witwatersrand, Genevieve Serena da Silva, de nacionalidade portuguesa e sul-africana, que obteve 8 distinções na Matric: Advanced Programme Mathematics, English Home Language, Information Technology, Life Orientation (top 1% of IEB), Life Sciences, Mathematics, Mathematics Paper 3 e Physical Sciences.

  Aluna da Escola Secundária Holy Rosary, em Edenvale, recebeu os seguintes prémios na sua carreira de estudante: People to People Leadership Medical Summit (2011), John Hopkins Medical University, Maryland, Estados Unidos; Head of Religion na Holy Rosary School (2012); Student Leader na Hpoly Rosary (2012); Youth Group Leader – Holy Rosary High School, St Bnedicts College e Assumption Convent (2012);  REcebeu  Honours Blazer: Academic Full Colurs; Service Full Colours; Public Speaking Half Colours: Capitains of Various School Committees: Hospitality, School Journalism Sub-Editor; St John’s Ambulance – First Aid Level 3.

  Genevieve é membro da Wits Surgical Society e uma talentosa praticante de música (piano e viola).

 

RAQUEL FANGUEIRO MARIANO – advogada de 23 anos, completou o Curso de Direito com 9 distinções, entre os 20.000 alunos que se formaram em Direito em 2012

 

  Todos os jovens que receberam a Medalha de Mérito do Dia de Portugal receberam calorosa salva de palmas, e o público apaudiu de pé a entrega da condecoração feita pelo secretário de Estado das Comunidades, dr. José Cesário, a Raquel Fangueiro Mariano. Com efeito as altas qualificações académicas desta jovem, além de serem motivo de orgulho para a sua família, amigos, colegas e Comunidade em geral são um incentivo para as novas gerações de portugueses e lusófonos.

  Filha do empresário e benemérito Paulo Mariano e de sua esposa  Josefina Mariano a sua trajectória escolar decorreu na Hihgveld Primary School (grade 1 a grade 5, 1995-2000), Glenanda Primary School (grade 6 e grade 7, 2001 e 2002), Glenvista High School (grade 8 a grade 12, 2003-2007), Unisa diploma LLB (2009-2013), CTI e Boston, assistência em termos de correspondência como Curso de Direito.

  Na experiência analítica de pesquisa, trabalhou como assistente de dentista no Oakdene Family Dental Centre (2004 a 2006).

  Fez o internato legal no Luis Teixeira Inc, onde assistiu a casos jurídicos, trabalho de tribunal e registo de data.

  No JPM Micro Tools (Pty) Ltd prestou assistência aos relatórios financeiros, departamento de compras, serviços

 bancários, facturação e registo informático trabalhando com Quick Books Accounting System (2009-2013).

  Assinala-se também que Raquel Mariano foi representantes no Conselho de Estudantes no an final da Matric, seleccionada como perfec na Glenvista High School (2007). Foi Líder Jovem  Alpha na Igreja Católica de St. Patrick onde deu assistência a jovens perturbados vindos de estratos sociais desprivilegiados (2003-2007). Foi igualmente professora de catequese na Igreja Católica de St Patrick onde ensinou religião a crianças de todas as idades.

  Regista-se que Raquel Fangueiro Mariano é igualmente uma dedicada desportista que recebeu as cores plenas de futebol (2007) e completou a Two Oceans Marathon (2013).

  Foi-lhe atribuída uma bolsa de estudos de 10.000 randes por CTI pelo melhor desempenho no Departamento LLB (Curso de Direito, 2011).

 

ANDREA FERREIRA BARBOSA

– sete distinções na Matric

 

  Obteve 7 distinções na Matric a jovem Andrea Ferreira Barbosa, que presentemente está no primeiro ano de Fisioterapia na Wits Medical School na Universidade de Witwatersrand. onde pretende completar o Curso de Medicina.

  Esta estudante com um percurso escolar brilhante é filha de Henrique Manuel Dias Barbosa e Elizabeth Lopes Ferreira.

  Entre os numerosos prémios que lhe foram atribuídos regista-se o certificado de excelência – most improved U11 Netball Player/Girls Soccer (2005); certificado desportivo “Winners of Senior Interhouse Basketeball (2007); Marcellin Award – participante da olimpíada Esisteddfod(2003); certificado do Futurekids Foundation: certificado de bom comportamento (2004); certificado e prémio de liderança (2007); Prémio Dux Scholar (2009); Top Ten (grade 8 a 12, de 2008 a 2012).

  Capitã de basquetebol, recebeu também o troféu de melhor jogadora de basquetebol U15 (2009); em 2008jogou futebol feminin e foi considerada Ladies Player of the Year (2008) e no biénio seguinte Ladies Senior Player of the Year (2009 e 2010); e Ladies Senior Player of the Season (2012).

  Foi vencedora da Taça da Liga de Futebol de Salão Feminino (2009), tendo representado a União Portuguesa (2008), Sport Club Marítimo de Joanesburgo (2009); e o BCC/Bedford Country Club de 1011 a 2013.

 

MICAELA FERREIRA – 3 distinções

em Dança Moderna

 

  Filha dos empresários Paula e Tony Ferreira, da Pas-telaria Princesa em Kensington, a jovem Micaela Ferreira obteve 3 distinções em Dança Moderna. A sua trajectória desportiva tem também títulos destacados, nomeadamente as cores plenas da selecção de hóquei em campo do Eastern Gauteng. Em 2013 foi-lhe atribuído  tírulo de Girls Hockey Player of the Year e Gold Certificate,for Excellence in Netball.

  Regista-se que houve uma demonstração de Artes Marciais por “Bulpae Taekwon-do Academy” que é liderada pela portuguesa Michelle Gomes Rahl.

 

JOÃO FONSECA – com o nome artístico de J’Something, do conjunto musical “Mi Casa”, foi convidado a cantar na reinvestidura do presidente Barak Obama na Casa Branca

 

  Foi delirantemente aplaudido de pé o artista João Fon-seca, “o primeiro português e primeiro sul-africano a cantar na reinvestidura do presidente dos EUA, Barack Oba-ma na Casa Branca”. O conjunto musical “Mi Casa” é constituído por Mo-T (trompete), Dr. Duda (teclados), DJ e produtor do grupo, de Mpumalanga; e J’Something, letrista e vocalista, natural de Portimão, Algarve, Portugal, e residente em Joanesburgo.

  Contactado pela Reportagem do “Século de Joanesbur-go” depois de ter recebido a distinção que lhe foi conferida pelo dr. José Cesário, João Fonseca solicitado a revelar o que sentiu quando foi convidado a cantar na Casa Branca, disse: “Foi uma emoção indescretível. Uma recordação única, que guardarei para toda a vida. A música sempre foi o meu sonho desde que tinha 4 a 5 anos de idade. A marca discográfica é a “Soul Candi” e podes calcular a alegria, o orgulho para mim próprio, para Portugal e para a África do Sul.

  Quanto aos próximos projectos, João Fonseca declarou que “em Agosto próximo vai ser lançado a nível internacional o novo CD entitulado “Su Casa”, que estará à ven-da no itunes world wide. Estará em Toronto, onde estamos a agendar uma data promocional, bem como em Portugal através da Vidisco. Nessa altura faremos uma di-gressão de quatro meses por toda a África do Sul, com espectáculos em Cape Town, Durban, Port Elizabeth, Joanesburgo, Sandton e Alexandra bem como em países de África, nomeadamente Gana, Nigéria e Quénia”.

 

MARILYN RAMOS – Miss África do Sul

 

  Foi também apaludida de pé a jovem Marilyn Ramos, eleita Miss South Africa, sendo a segunda beldade luso-sul-africana a ostentar o título máximo feminino da RSA.

  São do norte de Portugal os seus avós paternos, respectivamente Vítor Ramos, empresário, de 51 anos de idade, natural de  Klerksdorp, que com a sua esposa Yolandi Ramos (natural de  Witbank), asistiu ao espectáculo de coroação de Miss RSA-2012 no Superbowl de Sun City.

  Na altura, “toda família, amigos e simpatizantes de Marilyn Ramos estão com a vitória e estamos certos de que irá representar condignamente o país durante o seu mandato”.

Em competições anteriores foi eleita “Miss Valley of the Waves”, “Miss Rivonia” e “Miss Europe Junior”. É estudante de Arquitectura no Inscape Design College em Pretória. Na altura da entrega da condecoração, o secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, dr. José Cesário, augurou o maior sucesso no futuro de Marilyn Ramos, com votos de que ganhe o título de Miss Universo.

Marilyn estava radiante quando foi inquirida pela Reportagem do “Século de Joanesburgo”: “Foi para mim um momento de surpresa receber a Medalha de Mérito Jovem da Comunidade Portuguesa da África do Sul nesta noite de gala de tão grande sucesso. É também para mim um privilégio estar ao lado de todos estes 18 jovens condecorados, prova de que há que apostar desde já na Juventude para dar continuidade ao movimento associativo”.

 

JACINTA DEMÉTRIO – de 12 anos, violinista da Orquestra Sinfónica de Joanesburgo

 

  Toca violino desde os seis anos de idade e tem um ta-lento ímpar, pelo que foi convidada a integrar-se na Orquestra Sinfónica de Joanesburgo.

 

LEANDRO COIMBRA, FILIPA DO CARMO, ROBERTO ADÃO – nova geração de cançonetistas

 

  Foram igualmente distinguidos os cançonetistas da nova geração, Leandro Coimbra, Filipa do Carmo e Roberto Adão que têm actuado em festas da comunidade portuguesa com grande sucesso.

  Também receberam a mais alta distinção cívica da Comunidade Portuguesa da África do Sul, Daniela da Costa e Andreia da Costa no âmbito académico. Ambas pertencem ao North West Portugueses Club, de Klerksdorp.

 

JOGADORES PORTUGUESES E LUSO-SUL-AFRICANOS QUE FORMARAM A EQUIPA VENCEDORA DO CAMPEONATO DO MUNDO (B) DE HÓQUEI EM PATINS

 

  A entrega das Medalhas de Mérito Jovem culminou com a apresentação de jogadores e técnicos da equipa vencedora do Campeonato do Mundo (B) no Uruguai: FErnando Manuel S. Maia, Adilsn P. Correia, Daniel P. Martins, Ricardo C. de Sousa, Leandro P. de Araújo, Cláudio M. de Araújo, Michel S. Guerra e Ricardo M. de Figueiredo.

 

* Actuação do Rancho folclórico do Terras do Norte

 

  Exibiu-se com um vibrante reportório musical o Grupo Folclórico Terras do Norte que fez a entrada com Senhora do Alívio, seguindo-se Senhor da Pedra, Senhora da Agonia, Santa Marta, Vira de Vila Verde e Chula de Viana.

  O GFTN é um dos melhores ranchos folclóricos da Comunidade Portuguesa África do Sul e a sua tocata integra Anelise Fiuza, Leonilde Vieira, Gilberto Fiúza, Manuel Vieira, Julia Ferreira, Manuel Mota, Zeza Lourenço e Cidália da Silva.

  Os dançarinos incluem Wendy Ferreira, Bruno da Silva, Filipa de Sousa, Natasha Adão, Celeste Marques, Roberto Lourenço, Gary Serrão, Tony Reis, Nicole Lourenço, Chantal Enslin, Tony Carvalho, André da Silva e Micaela Ferreira.

 

SESSÃO DE FADOS E GUITARRADAS

 

  A cançonetista Filipa do Carmo interpretou Lusitana Paixão, I who have nothing, e The Prayer; Leandro Coimbra cantou Different Kind Romance, Truth, The prayer, e a marcha Lisboa Menina e Moça. Roberto Adão interpretou Nossa Senhora, Save the Las Dance, e Portuguesa Bonita.

  A velada fadista culminou com a actuação das duas vozes da nova geração de artistas, Milena Candeias, e Sara Correia que estiveram em palco acompanhadas pelos músicos Pedro Ferreira e Tiago Silva.

  Sara Correia interpretou Fado Bailado, Fadinho Serrano, Marcha de Alfama, Lençois de Lua, Fado Magala, Fado Corrido e Tendinha, Por seu turno, Milene Candeias cantou os fados tradicionais Julguei endoidecer, Pressentimento, Ai Maria, Casa Portuguesa, Fado da Moita,Tudo Isto é Fado, e Saudade de Julia Mendes.

  Num simpático gesto, foi convidada a artista local Luisa Fernandes a cantar em palco, acompanhada pelos músicos vinds de Portugal, Tiag Silva e Pedro Ferreira, tendo interpretado Lágrima, Samaritana (fado de Coimbra) e a marcha Cheira Bem, Cheira a Lisboa.