Dia da Madeira celebra-se na África do Sul

0
52
Dia da Madeira celebra-se na África do Sul

O Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses começou a celebrar-se ontem, domingo, com uma grande festa na Casa Social da Madeira em Pretória. As comemorações prolongam-se até ao próximo domingo e no programa estão incluídas cerimónias em Joanesburgo, na Cidade do Cabo e em Durban.

 Para participar nas comemorações chegou no sábado à África do Sul o secretário regional do Ambiente e Recursos Naturais do Governo da Madeira, Manuel António Rodrigues Correia, que se desloca a este país acompanhado pelo director do Centro das Comunidades Madeirenses, Gonçalo Nuno dos Santos.

 O programa de ontem da delegação oficial madeirense teve início com uma visita ao Lar de Idosos Nossa Senhora de Fátima em Benoni, onde também assistiram à celebração da Missa.

 Antes do almoço na Casa Social da Madeira de Pretória, que constituíu o momento grande do dia, com a presen-ça do embaixador de Portugal, António Ricoca Freire,   dirigentes da colectividade e centenas de associados, Manuel António Correia e Gonçalo Nuno dos Santos visitaram o Monumento de Bartolomeu Dias, em Arcadia Park, e as instalações do Marítimo, em Hatfield.     

 O programa de hoje, segunda-feira, será preenchido com a visita a duas fábricas de conterrâneos  madeirenses e almoço com empresários no Restaurante Café Portugal, em Joanesburgo, onde haverá também um encontro com o conselheiro das Comunidades Madeirenses, João Canha.              

 Amanhã, terça-feira, 1 de Julho, que o calendário marca como o Dia da Região Autónoma da Madeira, os visitantes terão, pelas 10 horas, uma reunião tripartida com o Gauteng Growth and Development Agency e o ministro Provincial para o Desenvolvimento Económico, respectivamente, Fidphiwe Ngwenya (CEO) e Lebogang Maile (MEC).

 O almoço com a cônsul geral de Portugal em Joanesburgo, Luisa Fragoso, decorrendo, pelas 20.00 horas, as comemorações do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses na Casa da Madeira de Joanesburgo.  

 Na quarta-feira haverá uma visita com almoço no Marítimo de Joanesburgo e um jantar com um grupo de empresários.

 Na quinta-feira, almoço na Academia do Bacalhau de Joanesburgo, na Adega de Bedfordview, e saída para Cape Town ao fim da tarde.

 Na sexta-feira, na Cidade do Cabo, está marcado um encontro com o deputado Manny de Freitas e à noite haverá um jantar com as Comunidades Madeirenses na Associação Portuguesa do Cabo da Boa Esperança, em conjunto com a Academia do Bacalhau.

 A visita prossegue com o seguinte programa: sábado, 5 de Julho, saída da Cidade do Cabo para Durban; dia 6, do-mingo, abertura oficial do festival das celebrações do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades no Pavilion Site em Durban – Flea Market, 25º Aniversário das Comemorações do Dia da Madeira e às 12.30 descerramento da Placa comemorativa dos 25 anos da RPCM no Consulado de Portugal.

 No dia 7 de Julho, visita ao Jardim Botânico e reuniões, estando o regresso a Portugal marcado para terça-feira, dia 8 de Julho.

 

* QUEM É MANUEL ANTÓNIO CORREIA, SECRETÁRIO REGIONAL DO AMBIENTE

 

 Manuel António Rodrigues Correia, actual Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais da Região Autó-noma da Madeira, cargo que desempenha desde o ano 2000, nasceu nos Canhas, Ponta do Sol, a 19 de Fevereiro de 1965).

 É licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa tendo concluído o curso em 1989. 

 Por resolução do Conselho do Governo tomada em 30 de Outubro de 1997 foi nomeado presidente do Conselho Directivo do Instituto de Habitação da Região Autónoma da Madeira, cargo que exerceu até 14 de Novembro de 2000.

 Em 14 de Novembro 2000, por Decreto do Ministro da República para a Região Au-tónoma da Madeira, foi nomeado Secretário Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, tendo sido renomeado a 16 de Novembro 2004 e a 19 de Junho de 2007. 

 Foi dirigente da JSD/Madeira e membro da Assembleia Municipal do Funchal e é actualmente vogal da Comissão Política Regional do PSD/Madeira.

É candidato à liderança do PSD/Madeira nas próximas eleições internas e à sucessão do actual presidente dr. Alberto João Jardim.