Decisão de venda do BNP será tomada nesta legislatura

0
61
BPN

BPNO secretário de Estado do Tesouro e das Finanças afirmou que o Governo a decisão de alienação do BPN será tomada nesta legislatura, embora a venda transite para o Executivo que sairá das eleições de 27 de Setembro.

“O Governo ainda não decidiu qual a solução de privatização para o BPN. Estamos ainda a trabalhar nos aspectos técnicos para que possa haver uma tomada de decisão e a decisão de venda do BPN será tomada nesta legislatura”, disse Carlos Costa Pina durante a conferência de imprensa de apresentação do relatório do sector empresarial do Estado, relativo a 2008.

De acordo com o governante, “a privatização do BPN ficará decidida até às próximas legislativas”. No entanto, explicou que “a responsabilidade pela operação, em si mesma, transita para o próximo Governo”. Costa Pina disse ainda que o  BPN “tem vindo a apresentar melhorias de desempenho”, sublinhando que o Banco Português de Negócios passou a integrar no final de 2008 o universo do sector empresarial do Estado, através da Caixa Geral de Depósitos (CGD), devido à sua nacionalização. Desde então, o BPN tem melhorado o seu desempenho, salientou.

No primeiro semestre deste ano, a carteira de clientes do BPN cresceu 10,7 por cento, para 292 mil, segundo o relató io apresentado. Além disso, informa que no  primeiro trimestre se registou um aumento de 2,5 por cento nos produtos colocados pelo BPN, tendo o crédito bruto crescido 3,3 por cento.