Cristiano Ronaldo nos três finalistas para Jogador do Ano da UEFA 2016/17

0
37
Cristiano Ronaldo nos três finalistas para Jogador do Ano da UEFA 2016/17

O futebolista português Cristiano Ronaldo (Real Madrid) está entre os três finalistas do prémio de Jogador do Ano da UEFA de 2016/17, juntamente com o argentino Lionel Messi (Barcelona) e o italiano Gianluigi Buffon (Juventus), anunciou aquele organismo.

  O galardão será entregue durante a cerimónia do sorteio da fase de grupos da Liga dos Campeões 2017/18, a 24 de agosto, no Mónaco, dia em que também ficará a conhecer-se a vencedora feminina, cujas finalistas são Pernille Harder (Wolfsburgo), Dzsenifer Marozsán (Lyon) e Martens Lieke (FC Rosengård, agora no Barcelona).

  Segundo a UEFA, no sector masculino, o lote de três finalistas foi determinado por um júri composto pelos 80 treinadores dos clubes que participaram nas fases de grupos da Liga dos Campeões e da Liga Europa na época de 2016/17 e por 55 jornalistas escolhidos pela European Sports Media (ESM), representando todas as federações filiadas.

  O resultado final teve como base o número total de votos dos treinadores e dos jornalistas. Os treinadores não puderam votar em jogadores da sua equipa.

  No prémio feminino, o lote de três finalistas resultou da votação de um júri composto pelos 16 selecionadores dos países que disputaram o Campeonato da Europa, na Holanda, e pelos oito treinadores dos clubes que atingiram os quartos de final da Liga dos Campeões fe-minina de 2016/17.

  Vinte jornalistas especializados em futebol feminino e seleccionados pelo grupo ESM também integraram o júri, sendo que, informou a UEFA, tal como no prémio masculino, o resultado final baseou-se no número total de votos dos treinadores e dos jornalistas.

  Os prémios de Jogador do Ano da UEFA complementam os novos quatro prémios por posição da Liga dos Campeões, que vão distinguir o melhor guarda-redes, defesa, médio e avançado da prova em 2016/17 e que também serão entregues no dia do sorteio no Mónaco.