Cristiano Ronaldo melhor marcador dos Europeus

0
54
Cristiano Ronaldo melhor marcador dos Europeus

O futebolista internacional português Cristiano Ronaldo tornou-se na sexta-feira o melhor marcador da história dos Europeus de futebol, a solo, ao marcar o 23.º golo, à Arménia, no Estádio Algarve.

  Em encontro do Grupo I de apuramento para o Europeu de 2016, que se vai disputar em França, o jogador do Real Madrid inaugurou o marcador aos 72 minutos.

  O “capitão” luso passou a contar 23 golos, contra 22 do turco Hakan Sukur e outros tantos tentos do dinamarquês Jon Dahl Tomasson, contabilizando qualificação e fase final. Por perto, está também o irlandês Robbie Keane, com 21.

 

  A par de Keane, segue também o “gigante” checo Jan Koller, que, a exemplo de Sukur e Tomasson, já terminou a sua carreira de futebolista.

  Autor de um total de 52 golos em 117 internacionalizações “AA”, Cristiano Ronaldo marcou seis dos 23 tentos “europeus” em fases finais: dois em Portugal (2004), um na Áustria e Suíça (2008) e três na Polónia e Ucrânia (2012).

  Nas fases finais, o “7” luso apenas é batido pelo francês Michel Platini (nove) e o inglês Alan Shearer (sete), seguindo empatado com o compatriota Nuno Gomes, os holandeses Patrick Kluivert e Ruud van Nistelrooy e o gaulês Thierry Henry.

  Exceptuando as fases finais, Robbie Keane é o líder, pois todos os seus 21 golos em Europeus foram apontados em qualificação: cinco em 2000, dois em 2004, quatro em 2008, sete em 2012 e três em 2016.

  Keane soma mais um tento em qualificação do que Sukur, dois em relação a Tomasson e três face a Koller e ao espanhol Raul Gonzalez. Cristiano Ronaldo conta 17.