Cristiano Ronaldo finalista do prémio de Melhor Jogador do Ano da FIFA

0
114
Cristiano Ronaldo finalista do prémio de Melhor Jogador do Ano da FIFA

O avançado português Cristiano Ronaldo é um dos três candidatos finalistas ao prémio de melhor jogador do ano de 2016 da FIFA, anunciou na sexta-feira o organismo.

  O ‘capitão’ da selecção portuguesa, este ano campeão europeu com Portugal e vencedor da Liga dos Campeões com o Real Madrid, concorre com o argentino Lionel Messi, do FC Barcelona, e o francês Antoine Griezmann, do Atlético de Madrid, vice-campeão europeu de seleções e de clubes.

 Na gala da FIFA, que se realiza em Zurique, na Suíça, a 9 de Janeiro, Cristiano Ronaldo pode conquistar a distinção de melhor do mundo pela quarta vez, depois de a ter alcançado em 2008, 2013 e 2014. Nas duas últimas, o prémio estava unificado com a Bola de Ouro, troféu atribuído pela France Football que este ano volta ao formato autónomo depois de seis anos de parceria.

  Esta é a nona vez que o extremo internacional português aparece entre os três finalistas, somando presenças no ‘pódio’ em 2007 (terceiro classificado), 2009 (2.º), 2011 (2.º), 2012 (2.º) e 2015 (2.º), alem dos três anos em que venceu.

  O grande rival de Cristiano Ronaldo tem sido o ar-gentino Lionel Messi, distinguido como o melhor em cinco ocasiões (2009, 2010, 2011, 2012 e 2015), e o português poderá isolar-se no estatuto de segundo melhor.

  Neste momento Cristiano Ronaldo tem as mesmas três distinções que o francês Zinedine Zidane e o brasileiro Ronaldo Nazário de Lima.

  Em 2008, Cristiano Ronaldo conseguiu juntar a Bola de Ouro ao troféu da FIFA.

  Lionel Messi está, por sua vez, pela décima vez entre os três finalistas, contabilizando cinco conquistas, uma, em 2009, quando eram distinções separadas, e quatro (2010, 2011, 2012 e 2015) em conjunto pelas duas entidades.

  Já o francês Griezmann, que foi finalista vencido na Liga dos Campeões e no Euro2016, em ambas derrotado por Cristiano Ronaldo, surge pela primeira vez na sua carreira entre os finalistas.

O troféu que tem sido dominado por Messi e Cristiano Ronaldo nos últimos anos, apesar das intromissões, sem sucesso, nos finalistas de jogadores como Neymar, Manuel Neuer, Ribéry, Iniesta, Xavi e Fernando Torres.

O último vencedor antes da era de Messi e Cristiano Ronaldo foi o brasileiro Kaká, que deixou o argentino em segundo e o português em terceiro.