Corrida por pontos: Ivo Oliveira ganha a Taça do Mundo de ciclismo

0
67

O ciclista português Ivo Oliveira venceu a Taça do Mundo na disciplina de corrida por pontos, ao ser terceiro na última prova pontuável, disputada em Minsk, garantindo assim o apuramento de Portugal para o Mundial.

  O terceiro posto na corrida de sexta-feira é o melhor lugar de sempre de um luso em corridas da Taça do Mundo, com Ivo Oliveira (41 pontos) a ser apenas batido pelo holandês Jan Willem van Schip, primeiro (75 pontos), e por Lok Cheung King, de Hong Kong, segundo (50 pontos).

  Depois do quarto lugar na etapa de Pruszków, Polónia, o terceiro posto colocou Ivo Oliveira a fechar a Taça do Mundo com 775 pontos, mais 50 do que o grego Christos Volikakis e mais 135 do que Lok Cheung King.

  Além da conquista da Taça do Mundo, o desempenho assegura que Portugal terá presença na corrida por pontos do Campeonato do Mundo de Pista, que será disputado em Apeldoorn, Holanda, entre 28 de Fevereiro e 4 de Março.

  “Era a medalha que me faltava. Já tinha subido ao pódio em provas internacionais C1 e C2, em Europeus e em Mundiais. Faltava-me uma medalha na Taça do Mundo e surgiu , numa corrida muito difícil. Teve ainda o sabor especial de garantir o apuramento para o Campeonato do Mundo e a vitória na geral da Taça do Mundo”, comentou o ciclista, no final.

  Ivo Oliveira regressou à pista no sábado de manhã, para a fase de apuramento de perseguição individual. O corredor luso, campeão europeu de sub-23 e vice-campeão europeu de elite desta especialidade, era um dos favoritos.