Convívio natalício no Centro de Dia da Terceira Idade de Durban

0
79
Convívio natalício no Centro de Dia da Terceira Idade de Durban

Na penúltima quarta-feira, dia 26 de Novembro, teve lugar o tradicional convívio de Natal do Centro de Dia da Terceira Idade de Durban, no qual es-tiveram presentes mais de 60 membros da comunidade, entre eles o cônsul honorário de Portugal em Durban, Elias de Sousa, padre José Alton dos Santos e o diácono André Jarvel.

 Após a celebração da missa pelo pároco da igreja portuguesa de São José, foi servido o almoço, cujo prato principal consistiu d e uma iguaria composta por uma miríade de vegetais, carnes e enchidos cozidos, ideal para o tempo mais fresco do dia – cozido à portuguesa.

 Na cozinha, como é normal, esteve a equipa de senhoras incansáveis e que não pou-pam esforços para que tudo concluisse da melhor maneira.

 Após o almoço o cônsul honorário de Portugal em Durban agradeceu a presença de todos e desejou votos dum Feliz Natal e um Ano Novo com muita saúde, paz e alegria.

 Em seguida a professora Gilda de Freitas, presidente da Sociedade Portuguesa de Beneficência do KZN Trust, agradeceu às senhoras que desepenharam e auxiliaram durante todo o ano os mais idosos. Formolou votos de um  Bom Natal e Feliz Ano Novo. Finalmente a presidente do Conselho Paroquial, Júlia de Sousa expressou o seu reconhecimento ao interesse demonstrado pelos membros da terceira idade durante todo o ano e fez votos que no próximo ano possam continuar com estes convívios de duas em duas semanas.

 Mais tarde foram entregues presentes de Natal a todos os membros. Durante a tarde continuaram todos com muita distração, alegria, troca de impressões culturais relacionadas com a quadra natalícia nas várias regiões de Portugal donde são oriundos.

 O Centro de Dia da Terceira Idade de Durban foi establecido há sete anos com o objectivo de reunir quinzenalmente os membros mais idosos da Comunidade Portuguesa que residem em Durban.

 Tem também um programa habitual que consiste de uma sessão de ginástica com uma duração de trinta minutos, seguindo-se a celebração duma missa. Em seguida é servido um almoço e na parte da tarde várias diversões para as senhoras, enquanto os senhores jogam à “bisca”.

 Além de momentos agradáveis e alegres de convívio, os membros podem comunicar e trocar impressões, ideias, anedotas, histórias e acontecimentos de juventude.