Convívio alusivo ao Dia de Portugal no salão de festas da escola do Lusito

0
73

Realizou-se no sábado dia 9 de Junho, um almoço que foi incorporado no programa das comemorações do Dia de Portugal, a pedido do cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo, Francisco-Xavier de Meireles, e organizado por várias colaboradoras.

 Além da presença do cônsul-geral de Portugal e sua esposa Ana Leonor, esteve presente o comendador Gilberto Martins e sua esposa Luisa, comendador   José Valentim e esposa Gina, presidente da Academia da Ferrugem Rui Carrolo e esposa Fátima, presidente da Academia do Bacalhau de Joanesburgo, José Contente, presidente da Casa da Madeira, Guida de Freitas, Mimi Jardim, da Liga da Mulher, Noémia Contente do Lusito, seu marido José, e cerca de 70 convidados.

 Estiveram também no almoço alguns idosos do lar da Rainha Santa Isabel e do Lar de Nossa Senhora de Fátima de Benoni.

 Foram patrocinadores o Banco Millennium, a Peixaria Rio Douro, o João do Bicafé, Wines of the World, Princesa, Restaurante Portugal, Liquor City e o Lusito, que ofereceu o salão.

 Antes do almoço, um cozido à portuguesa tipo buffett, o cônsul-geral de Portugal deu as boas vindas a todos, agradecendo ao Banco Millennium e a todos os patrocinadores, bem como a todos que colaboraram no almoço, Madalena Páscoa, Paula Henriques, Dulce das Dores e membros do rancho folclórico do Troyeville / Núcleo de Arte e Cultura.

 Continuou por dizer que ele falou com o presidente do Lusito, Demétrio de Sousa, sobre o almoço, dizendo que seria muito simbólico celebrar o Dia de Portugal nas instalações do Lusito, obra humanitária de portugueses, para quem necessite, independemente da sua cor ou cultura, acrescentando que temos de ser portugueses nas glórias como no sofrimento.