Consulados de Portugal vão funcionar durante confinamento no Reino Unido

0
208

Os consulados de Portugal no Reino Unido vão continuar a funcionar “sem alterações” durante o confinamento que começou no Reino Unido na quinta-feira para travar a pandemia de covid-19, indicou o embaixador Manuel Lobo Antunes.

  “Sem prejuízo de eventuais novas medidas que possam vir a ser anunciadas ou de uma evolução negativa da situação de saúde pública, a rede consular neste país continuará a funcionar sem alterações”, refere Lobo Antunes, numa mensagem publicada na rede social Facebook.

  O diplomata urge os portugueses residentes no Reino Unido a respeitarem as regras em vigor para conter a transmissão do novo coronavírus e recomenda a que o recurso aos postos consulares no Reino Unido “seja limitado ao estritamente necessário ou urgente”.

  Portugal possui dois consulados no Reino Unido, em Londres e Manchester, ambos situados em Inglaterra, os quais cobrem também as regiões do País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte.

  O atendimento é feito por marcação prévia.

  Durante o primeiro confinamento, entre Março e Maio, os dois consulados interromperam o atendimento presencial, respondendo apenas a situa-ções de emergência.

  O parlamento britânico votou na quarta-feira a proposta do Governo britânico para um confinamento de quatro semanas durante o qual a maioria do comércio vai ficar fechada, com bares e restaurantes restritos a serviços de venda para fora, mas escolas e universidades vão permanecer abertas.

  Até 2 de Dezembro, as pessoas serão obrigadas a ficar em casa, excepto para trabalhar, fazer exercício e compras essenciais.

  Devido ao sistema de governos descentralizados, o confinamento aplica-se apenas na Inglaterra, mas os governos autónomos da Irlanda do Norte, Escócia e País de Gales também impuseram restrições rígidas.

  País de Gales e Irlanda do Norte estão em confinamento até 9 e 13 de Novembro, respectivamente, enquanto que a Escócia está a avaliar essa hipótese, depois de ter introduzido um sistema de cinco níveis de restrições.