Cônsul-Geral entrega verba do Estado para o Dia de Portugal

0
47
Cônsul-Geral entrega verba do Estado para o Dia de Portugal

Na quarta-feira, 30 de Agosto, o cônsul-geral de Portugal em Joanesburgo, Francisco-Xavier de Meireles, entregou ao presidente da Federação das Associações Portuguesas, Alexandre Santos, um cheque no valor de 44.887.80 randes, verba esta que foi doada pelo Estado português como comparticipação das despesas nas cerimónias de celebração do Dia de Portugal, Camões e das Comunidades Portuguesas deste ano nesta área consular. Segundo afirmou o cônsul-geral a verba entregue, três mil euros, correspondeu a 42% do valor total pedido pela sub-comissão do Dia de Portugal que organizou as festas em 2017.

 Inquirido pelo Século de Joanesburgo, o presidente da Federação das Associações não quis definiu o número ao qual a verba entregue correspondia na globalidade das despesas. Preferiu guardar silêncio e apenas afirmou que iria esperar por hoje, segunda-feira, para a reunião final da sub-comissão onde será apresentado o relatório final de contas.

 Francisco-Xavier de Meireles agradeceu a presença de to-dos, apenas seis pessoas, para a singela cerimónia de entrega do cheque. O diplomata sublinhou que o mais re-levante, apesar das presentes dificuldades do Estado portu-guês, foi possível ao Ministé-rio dos Negócios Estrangeiros, apoiar as iniciativas da Comunidade Portuguesa. “Desde que sejam bem estruturadas e apresentadas, como foram neste caso as celebrações do Dia de Portugal”, afirmou o cônsul-geral.

 Após a entrega do cheque, Alexandre Santos assinou o recibo de entrega e em conjunto com Wendy Ferreira, pousou para o Século de Joanesburgo num momento fotográfico nas instalações do Consulado-Geral.