Concurso de ideias da Net dá origem a novas empresas

0
40
Concurso de ideias da Net dá origem a novas empresas

Os três melhores projectos seleccionados num concurso de ideias da NET – Novas Empresas e Tecnologias vão dar origem a outras tantas empresas, anunciou aquela incubadora empresarial.

 O vencedor do concurso de ideias foi o “TECO Planner”, um projecto de empreendedorismo social “com preocupações ambientais e de sustentabilidade”, que funciona como “calculador de itinerários nacionais para transportes públicos” e que pretende envolver operadores, autoridades reguladoras, utilizadores, sector empresarial e comunidade geral “em relações mutuamente benéficas” de “uma forma economicamente sustentável”.
 Segundo a NET, o projecto foi criado devido “às dificuldades que os mais de 2,2 milhões de utilizadores de transportes públicos enfrentam nas deslocações”, numa época em que a crise económica e o elevado preços dos combustíveis impedem a utilização de um transporte individual.
O segundo lugar foi atribuído ao “Toys 4U – Ecological & Natural Wood Toys”, um conjunto de brinquedos didácticos e ecológicos feitos de “madeira natural de produção local”, tendo como objectivo a “internacionalização e exportação através das novas tecnologias da comunicação”.
 O projecto cria brinquedos “que estimulam o desenvolvimento cognitivo das crianças nas suas várias etapas de crescimento”, sendo que o funcionamento da empresa deverá “passar pela criação de uma rede, quer para a produção e avaliação interactiva, quer para a recolha de ma-téria-prima e produção de vários componentes dos produtos com a indústria da carpintaria local”.
 O “CLINIC+A” foi o terceiro premiado, actuando na área das doenças crónicas incapacitantes, com a criação de um centro clínico que combina “métodos complementares de diagnóstico e tratamento com os últimos desenvolvimentos na medicina funcional e biológica”.
 Através das “mais adequadas terapêuticas integradas” e com o estabelecimento de planos e programas específicos para cada doente, a “CLINIC+A” pretende assumir-se como um centro clínico que se diferencie pela exclusividade e inovação, atendendo ainda aos “últimos desenvolvimentos na Medicina Funcional e Biológica, para uma eficaz recuperação do doente”.
As ideias premiadas “têm acesso directo ao EIBTnet, um programa de apoio à criação e consolidação de empresas inovadoras e de base tecnológica”, promovido pela NET (BIC Porto) e cofinanciado pelo ON2 – O Novo Norte e QREN, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
 Assinalando 25 anos “de promoção e apoio ao empreendedorismo inovador”, a NET “incuba física e virtualmente empresas inovadoras e de base tecnológica”, apoiando-as na consolidação e internacionalização do negócio, tendo recentemente recebido o prémio “Best Soft Landing Incubator Award”, que “a distingue entre os BIC nacionais e internacionais”.