Conceição Estudante presidiu às celebrações do Dia da Madeira e das Comunidades Madeirenses Durban

0
36
Conceição Estudante presidiu às celebrações do Dia da Madeira e das Comunidades Madeirenses em Durban

As celebrações do Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses iniciou-se na sexta-feira dia, 29 de Junho e terminará no domingo dia 16 de Setembro 2012, na cidade de Durban.

  A Secretária Regional da Cultura, Turismo e Transportes, dra. Conceição Estudante, chegou ao aeroporto de Durban acompa-nhada pelo Diretor do Centro das Comunidades, Gonçalo Nuno dos Santos, representando o Governo Regional nas celebrações do Dia da Região e das Comunidades Madeirenses, assinalado no domingo 1 de Julho.
  Ainda nesse dia na parte da tarde tiveram lugar encontros informais com entidades representativas da comunidade Madeiren-se na província do Kwazulu Natal.
  No dia 1 de Julho às 12 horas esteve presente na abertura oficial das celebrações alusivas ao Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses que teve lugar no Amphimarket na Praia Norte da cidade de Durban. Entre os vários convidados encontrava-se o Vereador da Câmara, Loggie Naidoo em representação oficial do Presidente da Câmara de eThekwini, o Cônsul Honorário de Portugal e Presidentes de várias organizações Portuguesas na província.
  O Presidente da Representação da Comunidade Madeirense de Durban e organizador das celebrações alusivas a este dia, deu as boas vindas aos presentes. Expressando que devemos refletir e planear para ultrapassarmos as dificuldades que enfrentamos todos os dias, para que possamos usufrir o que vamos deixar às próximas gerações, para que continuem a celebrar e recordar a nossa história, tradições, cultura, gastronomia, música, danças, etc. Pediu à dra. Conceição Estudante que fosse portadora duma mensagem ao Presidente da R.A.M., dr. Alberto João Jardim. Finalmente agradeceu a assistência e o auxílio a todos quantos contribuiram para esta festa.
  Em seguida usou da palavra o Cônsul Honorário de Portugal, Elias de Sousa que deu as boas vindas enaltecendo as firmas comerciais que ofereceram vários donativos para a festa.
  O Vereador Loggie Naidoo agradeceu o convite e o trabalho que a comunidade faz para que a harmonia e amizade entre as várias Comunidades continue.
Finalmente a Secretária Regional dirigiu-se em inglês aos presentes que eram aproximadamente um milhar enchendo o recinto em redor das barracas. Expressou o seu orgulho e satisfação em estar presente após a sua última visita há sete anos. Agra-deceu a todos, em especial ao organizador das celebrações em Durban, eng. João de Gouveia. Depois ofereceu algumas lembranças regionais aos convidados de honra e aos Presidentes das várias organizações Portuguesas, com quem teve trocas de impressões sobre os objectivos de cada instituição.  No final os vários grupos, Regiões de Portugal, Rancho Folclórico da APKZN e o Grupo Folclórico da Comunidade Portuguesa do KwaZulu Natal exibiram-se durante a tarde, tendo muitas das pessoas presentes juntando-se a dançar.
  Foi uma festa muito concorrida desde a manhã até ao encerramento. Muitos membros da nossa comunidade, assim como sul-africanos e de outras nacionalidades que costumam frequentar e participar nesta festa anual. Pois as tradicionais es-petadas e “bolo do caco, as bifanas, galinha à peri peri, os risóis de camarão e pastéis de nata”, assim como os bolos confeccio-nados por senhoras portuguesas esgotaram-se no final da festa.
  Foi um arraial que decorreu entre as oito horas até meio da tarde onde não faltou música, canções e gastronomia regional e nacional da Madeira e de Portugal. Mais tarde efectuou-se uma reunião com o Cônsul Honorário de Portugal.
  Na segunda-feira dia 2 de Julho retomou os encontros de trabalho a partir das 9 hors e 30 minutos, onde fez uma apresentação sobre o turismo na Madeira antiga e a actual.
  Encontravam-se presentes membros do Corpo Consular na província, autoridades locais, agentes de turismo e demais re-presentantes do sector. À entrada da sala encontrava-se um ca-sal vestidos tradicionalmente como uma vilhoa e vilhão, o incansável casal Fátima e Pedro Ferreira.
  No início da apresentação o eng. João de Gouveia deu as boas vindas à dra. Conceição Estudante e a todos os participantes, mencionando alguns membros que sacrificaram parte do dia de trabalho, para estarem presentes. Depois citou o seguinte sobre a Madeira:
Madeira com o céu e o mar azul 
Seus picos chegam aos céus
Banhada com o perfume das flores encantadoras.
Algumas flores brancas demonstram inocência
Por vezes azuis para realçar beleza
Outras vermelhas em manifestação
Amarelas para esconder sua modéstia.
Madeira é um amálgama de todas as flores mais exóticas, a espécie mais rara de beleza
Madeira é o Paraíso do Mundo, suave e tranquila
Madeira é o fim de uma exaustiva jornada espiritual
Madeira é uma realidade em terras de sonho
Madeira é uma exaltação, uma música, um sorriso, uma oração.
No fim da apresentação o engenheiro João de Gouveia gradeceu à Secretária Regional pelo excelente trabalho que é bem evidente, mesmo em tempos que atravessamos com algumas dificuldades financeiras.
  A caminho para o aeroporto, foi feita uma visita às novas instalações do Consulado Honorário de Portugal em Durban, onde a Secretária Regional, assim como o Diretor do Centro das Comu-nidades elogiaram o Cônsul Honorário e todas as funcionárias, que prestam um excelente serviço aos membros da Comunidade Portuguesa no KwaZulu Natal.
  Partiu do aeroporto King Shaka às 15.35 horas com destino à Cidade do Cabo.