Conceição Estudante nas festas do Dia da Madeira na África do Sul

0
114
Conceição Estudante nas festas do Dia da Madeira na África do Sul

A secretária regional da Cultura, Turismo e Transportes está de visita oficial à África do Sul, onde representa o Governo Regional nas celebrações do Dia da Região e das Comunidades Madeiren-ses, que se assinalou com as apresentações promocionais do destino Madeira. É acompanhada pelo director do Centro das Comunidades Madeirenses, Gonçalo Nuno dos Santos.

  Conceição Estudante chegou ao Aeroporto de Joanesburgo anteontem, sexta-feira 29 de Junho, tendo tido às 9 horas um encontro com o conselheiro João Canha.
  Duas horas depois, saiu para Durban, onde compareceu o cônsul honorário de Portugal e o presidente da Comissão Organizadora dos festejos do Dia da Autonomia.
  Ainda neste primeiro dia e na parte da tarde, houve encontros informais com entidades representativas da comunidade madeirense na RSA.
 Ontem, 1 de Julho, pelas 11.30 horas, esteve presente na abertura oficial das celebrações alusivas ao Dia da Região Autónoma da Madeira e das Comunidades Madeirenses no “Flea Market”. Entre outros convidados, destacam-se, nesta cerimónia, as presenças do presidente da Câmara Municipal de eThekwini, James Nxumalo, o cônsul honorário de Portugal em Durban, Elias de Sousa e o presidente da APKZN, João Manuel Gouveia.
 Às 13 horas efectuou-se um almoço tradicional no recinto, tendo à noite realizado uma visita à APKZN (Associação Portuguesa do KwaZulu Natal), onde foi promovido um encontro com os presidentes das várias Associações Portuguesas da província.
 Às 20 horas, nova reunião desta feita apenas com o cônsul honorário de Portugal.
 Hoje, segunda-feira, Conceição Estudante retomou os encontros de trabalho, a partir das 9.30 horas. Primeiro, com os cônsules dos vários países em Durban, com as autoridades locais, com os agentes de turismo e demais representantes do sector. Às 15.35 horas, saída para a Cidade do Cabo.
  Amanhã, terá um encontro de trabalho, pelas 11.30 horas, com o cônsul geral de Portugal. Às 18.45 horas, en-contro com a conselheira das Comunidades Portuguesas, Lígia Fernandes, e às 19.30 horas estará presente num encontro e jantar com elementos representativos da co-munidade madeirense.
  Na quarta-feira sai pelas 11.55 horas da Cidade do Cabo para Joanesburgo, onde às 19.15 horas mantem um encontro e jantar com empresários e demais individua-lidades públicas e privadas.
 Na quinta-feira, sai pelas 11.15 horas para Pretória, onde às 12 horas terá uma reunião de trabalho na Em-baixada de Portugal. Já de regresso a Joanesburgo, participa pelas 18 horas numa acção promocional da Madeira.
 No dia 6 de Julho, a secretária regional parte pelas 8 horas para Rustenburg, onde terá um encontro e almoço com as comunidades portu-guesas de Klerksdorp e de Rustenburg.
 No sábado, 7 de Julho, às 8.30 horas, presença na apresentação da Madeira no Fo-rum “Comunidades – Pensar Global”. Parte às 18 horas para Pretória, para um encontro com a comunidade madei-rense nas celebrações do Dia da Autonomia, na Casa Social da Madeira de Pretória.
A 8 de Julho, visita Benoni, onde assiste a uma missa na Igreja de Nossa Senhora de Fátima em Brentwood Park. Às 13 horas vai à Casa da Madeira de Joanesburgo, on-de terá um encontro com a comunidade madeirense nas celebrações do Dia da Madeira.
 A 9 de Julho, pelas 10 horas, reunião de trabalho com empresários, regressando à Ma-deira às 11.20 horas, do Aeroporto Internacional Oliver Tambo, de Joanesburgo.