Comunidade Portuguesa em Gauteng prepara visita de Marcelo à África do Sul

0
90

Uma comissão representativa da comunidade portuguesa na província sul-africana de Gauteng, envolvente a Joanesburgo, foi eleita na ACP de Pretória, para organizar uma recepção ao Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e respectiva comitiva, que visita a África do Sul no próximo mês de Junho, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal e das Comunidades Portuguesas.

Na reunião, realizada na passada quinta-feira (5 de Março), a lista ficou deste modo constituída, em moldes eleitorais, por vontade dos participantes:

Por Pretória: Tony Oliveira, Tony Barbosa, Bernardino Vieira e José Brunido. Por Joanesburgo: Rogério Nascimento, Manny Ferreirinha, José Valentim, Alexandre Santos, Joaquim Melo e Wendy Ferreira.

Por Witbank, Marco Cunha.

Participaram ainda na reunião, o secretário da Embaixada de Portugal na África do Sul, Eduardo Rafael, os comendadores Joe Quintal, Gilberto Martins e Silvério Silva, e os dirigentes associativos José Contente, pela União Portuguesa, Carlos Calado, da ACP de Pretória, Tony Oliveira e Manuel José, da Casa do Porto, Bernardino Vieira e Dário Betencourt.

Representou a Liga da Mulher Portuguesa, Manuela Calado; Sociedade Portuguesa de Beneficência, Henrique Pereira; Academia da Ferrugem, Rogério Nascimento; Casa do Benfica de Pretória, José Brunido; Associação Portuguesa de Vanderbijlpark, Paulo Milho; Casa Social da Madeira, Augusto Baptista Rosa; Federação do Folclore, José Ferreira; Núcleo de Arte e Cultura, Joaquim Coimbra; Terras do Norte, Wendy Ferreira; Madre Teresa, Dulce das Dores; Rancho Folclórico de Troyeville-NAC, João Costa; Forum Português, Manny Ferreirinha; Mafiosos da Caridade, Orlando Marques e Jorge Araújo; Casa dos Poveiros, Bino Garrido e Armando Gomes; Luso-África, Joaquim Melo e Rui Ferreira; Academia do Bacalhau de Pretória, Tony Barbosa e José Ferreira; Academia do Bacalhau de Joanesburgo, Manuel Arede, Analisa Lousada e João Carreira.

Na abertura do encontro, liderado pelo comendador Gilberto Martins, coadjuvado nas funções por Joaquim Coimbra e Joaquim Melo, o presidente da ACP de Pretória, Tony Oliveira, sublinhou que a reunião “era das maiores em que tem participado na comunidade”.

No final o secretário da embaixada, Eduardo Rafael, proferiu alguns esclarecimentos em relação à visita presidencial de Marcelo Rebelo de Sousa à África do Sul.

A próxima reunião ficou agenda para a esta quinta-feira, às 18h30, na União Portuguesa, em Joanesburgo.