Comunidade portuguesa de Durban participa nas celebrações do Dia de África

0
52
Comunidade portuguesa de Durban participa nas celebrações do Dia de África

No sábado dia 23 de Maio o Grupo Folclórico Regiões de Portugal e APKZN, o presidente em exercício da APKZN, Getúlio Ferrão, o cônsul honorário de Portugal em Durban, Elias de Sousa, assim como vários membros da Comunidade Portuguesa participaram nas celebrações do Dia de África,  assinaladas  com uma marcha organizada pelo Departamento de Arte e Cultura do Município de Ethekwini.

 Esta marcha em comemoração do dia da fundação da União Africana teve a participação de muitos  grupos culturais, tais como sul africanos, asiáticos, outros países africanos, alguns grupos de países da União Europeia, do exército, das autoridades da província e municipalidade de Durban, incluindo o governador do Kwazulu Natal, estudantes de várias universidades e escolas, figuras religiosas e da comunidade local. 

 O tema da marcha foi “Nós somos África, União entre os Países de África, e Dizer Não à Xenofobia”.

A marcha, com vários milhares de participantes, teve início às 09h00 com partida na Câmara Municipal de Ethekwini, marchando pela cidade de Durban e terminou por volta das 12h45 no Peoples Park (Parque do Povo) oposto ao Estádio Moses Mabhida.

 O coordenador Latha Ramkission disse “estes eventos ajudam-nos a ganhar uma atitude de estabilidade na nossa mente, de maneira que pode-mos criar paz dentro das nossas famílias, na nossa comu-nidade, no nosso país e no continente”.

 Foi uma marcha muito pacífica, sendo demonstrado mais uma vez que a união faz a força e que podemos todos viver em paz e harmonia, neste país “arco iris”.